Weihnachten Markt: as tradicionais feiras de Natal alemãs

 

Banquinha na Weihnachten Markt de Munique

 

Por Amanda Gelpi

 

A Alemanha tem se tornado um dos países mais procurados por turistas e intercambistas, inclusive por brasileiros. Seja por sua rica cultura, pela história pesada que carrega, pela preocupação e investimento no futuro, ou seja por suas relações político-econômicas com outros países, inclusive com o Brasil, este é um roteiro que está super em alta.

 

Leia também:

 

Roda gigante na feira de Berlim

 

Eu, pessoalmente, sempre gostei da Alemanha. Por ter descendência alemã e uma mãe professora da língua, estudei em colégio alemão e tive aulas do idioma desde o primeiro ano do primário, então sempre me identifiquei com a cultura.

 

Vai para a Alemanha? Nosso Guia O Viajante Norte da Europa 

pode ser seu grande companheiro de viagem 😉

 

Por falar em cultura, é um país bastante cristão, portanto o Natal é uma das festas mais comemoradas por lá. São várias tradições fortíssimas e divertidíssima para quem gosta dessa época do ano, como a montagem da árvore, a decoração da casa, o Dia de São Nicolau e o Dia de Reis.

 

xx em Munique

 

Sempre que pensamos em visitar a Alemanha, pensamos logo naqueles pontos tradicionais das cidades grandes, como Munique ou Berlim. Minha dica é: faça o clichê, viaje para esses locais, mas vá também para outras cidades, pensando em fazer dessa experiência algo inusitado. Aproveite e vá no final do ano para curtir algo diferente e tradicional, que não é muito conhecido e por isso não é muito comentado: as feiras de Natal alemãs.

 

Entrada da feira em Stuttgart

 

Entre final de novembro e início de janeiro, em quase todas as cidades alemãs, são montados os mercados de Natal (em alemão são conhecidos como Weihnachten Markt ou Christkindlmarkt). Geralmente localizados nas praças principais, contam com comerciantes locais vendendo artesanato, enfeites, comidas (principalmente doces) e bebidas. A bebida mais tradicional é Glühwein, um vinho quente, que quem gosta de bebidas alcoólicas tem que experimentar! Eu não gosto de vinho e pessoalmente não gostei do Glühwein por conta do amargor do vinho, mas precisei provar, porque não podia perder a chance de ter a experiência completa da feira de Natal.

 

Noite movimentada na feira de Natal de Stuttgart

 

O Weihnachten Markt é um passeio para todas as idades: idosos, adultos, jovens, casais, famílias, grupos de amigos… Dá para almoçar, jantar, fazer happy hour e algumas das feiras contam até com brinquedos, como um mini parque de diversões. Elas estão lá quase 24 horas, têm de tudo e são uma opção de passeio barato e divertido.

 

Decorações do Weihnachten Markt em Stuttgart

 

Minha parte favorita das feiras de Natal é o cheiro que fica no ar: uma mistura dos aromas das comidas, do chocolate e do vinho quente. As barracas são sempre coloridas e enfeitadas. Super tradicional e uma das coisas mais gostosas que tem em quase toda barraca, o Kuchenherz, que ao pé da letra significa “bolo de coração”, é na realidade ele é uma espécie de pão de mel. Tem Kuchenherzen de vários tamanhos e eles vêm decorados com glacê, com desenhos, escritos e mensagens para você presentear alguém especial.

 

 

Deixo vocês com essa dica deliciosa e espero que um dia vocês possam passear pelos mercados de Natal na Alemanha.