Um dia na cidade de Romeu e Julieta

Restaurantes na Piazza Bra | Foto por Carolina Caio

Restaurantes na Piazza Brà | Foto por Carolina Caio

 

Por Carolina Caio

 

Verona é uma pequena cidade medieval que se localiza no norte da Itália, a aproximadamente 120 km de Veneza. A cidade é famosa por ser palco da história de amor entre Romeu e Julieta, criada por Shakespeare. O charmoso centro histórico de Verona é pequeno, então é possível visitar os pontos turísticos a pé. Mesmo a cidade tendo como principal foco de turismo o romantismo envolvendo a história de Shakespeare, há também outras atrações.

 

O roteiro a seguir é de um dia em Verona para os viajantes que estiverem de passagem, mas é claro que aqueles que quiserem conhecer a cidade mais cuidadosamente devem passar mais tempo.

 

Manhã

 

Piazza Delle Erbe | Foto por Carolina Caio

Piazza delle Erbe | Foto por Carolina Caio

 

Uma sugestão para começar o dia é dar uma volta pela Piazza delle Erbe, onde há lojas, restaurante e barraquinhas que preenchem a praça. A alguns metros da Pizza Delle Erbe, há outra praça menor chamada Piazza dei Signori, também conhecida como Piazza Dante. A praça é símbolo do centro de poder de Verona, pois nela há prédios governamentais. Além disso, há uma estátua que homenageia Dante Alighieri – o escritor passou parte de sua vida exilado em Verona, longe da sua cidade amada, Florença.

 

Estátua de Dante na Piazza Dei Signori | Foto por Carolina Caio

Estátua de Dante na Piazza dei Signori | Foto por Carolina Caio

 

Seguindo da Piazza dei Signori pela Via Cappello em uma caminhada de menos de 5 minutos está um dos principais pontos turísticos da cidade, a Casa di Giulietta. A entrada para o pátio é um corredor coberto e com recados de amor nas paredes.  Do lado oposto, há uma estátua de Julieta feita de bronze (é tradição tirar foto com a mão no seio direito da estátua, para dar sorte no amor, não custa tentar né?) e um portão cheio de cadeados colocados por casais. À esquerda há uma lojinha de souvenir e uma escada que dá acesso a um terraço, o interior do prédio também é decorado com recados de amor nas paredes.

 

Estátua de Julieta e o portão com cadeados | Foto por Carolina Caio

Estátua de Julieta e o portão com cadeados | Foto por Carolina Caio

 

À direita do pátio há a Casa di Giulietta, e o famoso balcão. Dentro há um museu, com móveis e roupas utilizados no filme Romeu e Julieta, passagens do livro de Shakespeare e uma sala com computadores, que estão abertos em uma página específica para que os visitantes escrevam cartas para Julieta e posteriormente recebam uma resposta por e-mail. Quem assistiu o filme “Cartas para Julieta” pode se decepcionar um pouco, pois as cartas de amor não podem mais ser colocadas na parede como mostra o filme e o local é cheio de turistas e não de pessoas apaixonadas escrevendo cartas de amor.

 

Paredes com recados de amor no prédio em frente a Casa di Giulietta | Foto Carolina Caio (Arquivo Pessoal)

Paredes com recados de amor no prédio em frente à Casa di Giulietta | Foto de Carolina Caio (Arquivo Pessoal)

 

Tarde

A Piazza Brà, repleta de prédios coloridos, é conhecida pela grande quantidade de bares e restaurantes e por ser onde se localiza a Arena de Verona, que é um mini Coliseu muito bem conservado. Uma sugestão é almoçar em um dos vários restaurantes da praça, mas também há a opção de entrar em um dos tradicionais empórios italianos que vendem comidas típicas e deliciosas. Esses empórios estão espalhados pelo país todo e são ótimas opções a qualquer hora do dia quando der fome.

 

Empórios Italianos com comidas típicas | Foto por Carolina Caio

Empórios italianos com comidas típicas | Foto por Carolina Caio

 

Um bom passeio após o almoço é uma caminhada pela Via Mazzini, que na verdade é um calçadão somente para pedestres repleto de lojas de grife. A rua conecta as duas principais praças do centro, a Piazza Bra e a Piazza Delle Erbe. Após as compras, o Museo di Castelvecchio, localizado dentro do Castelo e às margens do Rio Adige, garante um passeio cultural. Não deixe de passar pela Ponte Scaligero, feita no estilo medieval, que se localiza ao lado do Castelo.

 

Ponte Scaligero | Foto por Carolina Caio

Ponte Scaligero | Foto por Carolina Caio

 

Noite

Um programa indicado para as noites de verão é assistir um espetáculo na Arena di Verona, também conhecida como Arena Romana, localizada na Piazza Brà. Entre os meses de junho e setembro há óperas e concertos. Já nas noites de inverno, entre novembro e maio, contam com uma programação de espetáculos no Teatro Filarmônico, que se localiza bem próximo da Arena di Verona.

 

Arena di Verona durante o dia | Foto por Carolina Caio

Arena di Verona durante o dia | Foto por Carolina Caio

 

Após o espetáculo, recomendo fortemente um jantar no Ristorante Tre Marchetti, um restaurante localizado a poucos metros da Arena di Verona. Como experiência gastronômica para os amantes de comida italiana, o restaurante é uma parada obrigatória! O ambiente é charmoso, acolhedor e com uma envolvente decoração clássica. O cardápio é composto por uma grande diversidade de comidas típicas, sem contar a simpatia e a disposição dos atendentes.

 

Decoração do restaurante Tre Marchetti | Foto por Carolina Caio

Decoração do restaurante Tre Marchetti | Foto por Carolina Caio

 

Faça seu roteiro

O texto foi escrito considerando apenas um dia na cidade, no entanto há mais para se fazer em Verona. Segue uma lista com outras atrações que podem ser visitadas, caso você tenha mais tempo na cidade:

– Arena di Verona (durante o dia);

– Monastério de San Francesco al Corso;

– Torre Dei Lamberti;

– Catedral de Verona (Duomo);

– Igreja Santa’Anastasia.