Missão América do Sul

Quem acompanha o nosso trabalho sabe que, de tempos em tempos,
O Viajante organiza projetos nos quais mandamos uma equipe pra estrada. Pois, desde outubro do ano passado, promovemos uma seleção de travel-writers – um inusitado processo seletivo que visava escolher os novos viajantes que iriam pesquisar e escrever para nosso próximo guia.

E assim surgiu o mais novo time de viajantes: Natália, uma jovem e aguerrida jornalista; Solange, ex-aeromoça mãe de duas adolescentes; Hélio, inveterado publicitário desbravador de fronteiras; Henrique, garoto zen recém-diplomado em jornalismo; Lílian, uma destemida e simpática bancária; Gustavo, um dentista que prova que doutores também são ótimos viajantes.

A missão: pesquisar e escrever a 7ª edição do Guia O Viajante América do Sul.

O cenário: as montanhas e geleiras da Argentina, os vulcões e desertos do Chile, as praias do Uruguai, as relíquias e muambas do Paraguai, o trem da morte da Bolívia, as ruínas arqueológicas do Peru, os mercados indígenas do Equador, as cidades históricas da Colômbia, as savanas da Venezuela, os mistérios da Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

Mas os seis viajantes não estarão sós: eu,  Zizo Asnis, editor de O Viajante, irei acompanhar, de carro, ao longo de 50 dias, cada travel-writer por algum trecho da América do Sul, mostrando um pouco do árduo ofício de viajante-escritor-pesquisador.

Achou que essa história daria um filme (ou talvez uma série de TV…)? Pois a intrépida produtora Letícia Torgo e o talentoso cinegrafista Felipe Nahon também acharam – e por isso irão viajar comigo, filmando e registrando cada momento de minhas andanças e dos meus encontros com os viajantes.

Enfim, revelaremos o nunca antes revelado: os bastidores do trabalho de quem viaja, pesquisa e escreve para um guia de viagens!

Gus já tá na estrada, escrevendo a mil! Henrique chegou hoje a Corumbá. Solange deve estar neste momento num ônibus a caminho de Montevideu. Natália, foi confimado nesta tarde passagem aérea (obrigado TACA!), embarca sábado pra Buenos Aires.  Helio e Lilian partem em alguns dias.

E Leticia, Felipe e eu… saimos hoje! Porto Alegre-Punta del Este, com paradas em Barra do Chuí, Chuy, Santa Tereza e Punta del Diablo (minha praia favorita), com possível retorno a Cabo Polonio.

Uma longa quinta-feira, que ainda agora 3h29 de sexta, parece que não terminou! E amanhã (hoje…) tem mais!

Boa sorte a todos nós!

4 comentários para “Missão América do Sul”

Comente este post

Travel-writer Z.
Zizo Asnis
Viajante na vida, publicitário no diploma, jornalista na prática, escritor no ofício, fotógrafo no instinto, cineasta na beirada. Ou apenas travel-writer, já que outra tradução não há. Brasileiros na Europa ou na América do Sul me culpam pelos Guias O Viajante. Dever cumprido.
travel-writer z.
Apoio