Yes, we are in a great moment!

Chega de depreciarmos o Brasil! Estamos sendo bastante valorizados no exterior, deixemos que continue assim! Volta e meia aqui em Londres, ao me identificar como brasileiro, alguém me diz “Oh, Brazil is in a great moment, is not?!”. Eu não hesito em confirmar: “Sim! Estamos mesmo num ótimo momento!!”. Em dezembro do ano passado foi notícia destaque na Inglaterra que o Brasil assumiu o 6º lugar como a maior economia do mundo, tirando o lugar justamente da Grã-Bretanha! Temos problemas? Sabemos que sim, e que não são poucos – mas que tentemos deixar na nossa família! E não quero saber de sogra pessimista!

Estive no Handel House Museum, casa onde, no século 18, morou o compositor alemão George Frideric Handel quando viveu (e onde morreu) na capital britânica. Nos escaninhos, onde há fichas explicativas sobre os aposentos do lugar, me surpreendo ao encontrar um texto sinalizado com a bandeira do Brasil – estava traduzido para o nosso idioma.

Saio do museu e descendo a rua, em frente à estação de Green Park, uma banca de revistas me desperta a atenção, mais exatamente uma edição da The Economist (Intelligent Life, versão bimestral focada em cultura e estilo) com Cate Blanchett na capa e uma chamada para “Quais as 5 melhores línguas para um nativo de língua inglesa aprender”. Ali mesmo, entre a estação de metrô e o parque, começo a folhear a revista, e logo encontro a resposta: espanhol, chinês, árabe, latim e… português – com a ressalva, português do Brasil! Quer ler a matéria, tai o link: http://moreintelligentlife.com/node/4302 . E nesse site mesmo, no campo dos comentários, polêmicas discussões de brasileiros – em inglês – com algumas opiniões negativas do país e do povo.

E hoje, abro meus emails e recebo o informativo do VisitBritain, órgão de comunicação do governo britânico, com o seguinte título: “Recorde histórico de visitantes brasileiros em 2011”. Reproduzo parte do texto:

“No ano passado, 267.000 turistas brasileiros estiveram na Inglaterra, Escócia e no País de Gales, o que representa um aumento de 51% em comparação a 2010.
Os brasileiros estão viajando para a Grã-Bretanha mais do que nunca. De acordo com o VisitBritain, órgão oficial de turismo do governo britânico, em 2011 cerca de 267.000 turistas visitaram a Inglaterra, Escócia e o País de Gales, batendo o recorde de todos os tempos – o melhor resultado havia sido no ano de 2008, com 179.000 visitas. Os números de 2011 representam um acréscimo de 51% em comparação a 2010.Com esse resultado, o Brasil consolida-se como o país que registrou o maior crescimento entre os 25 mercados em que o VisitBritain atua. E não só: o Brasil entrou pela primeira vez para a lista dos 5 países mais importantes no segmento de longa distância, atrás de mercados tradicionais como Estados Unidos, Austrália, Canadá e Índia. Com isso, superou Japão, Nova Zelândia, África do Sul e Emirados Árabes no último ano.”

É uma pena que os bons ventos do crescimento econômico e do aumento do poder aquisitivo da população não contemplem todos os brasileiros. Que a nossa distribuição de renda seja umas das piores do planeta. Que pessoas continuem na fila do SUS, ruas continuem inseguras, políticos continuem impunemente corruptos… Mas não sou eu quem vai falar nada disso ao Príncipe Harry!

7 comentários para “Yes, we are in a great moment!”

  • Claudia disse:

    Zizo, tenho viajado muito nos ultimos 4 anos e o fato de ser brasileira tem aberto várias portas e sorrisos em qualquer lugar que eu vá. Problemas todos tem e sempre terão. O fato é que temos que enxergar o meio copo cheio e não o meio copo vazio. E estando em um ótimo momento ou não, o povo brasileiro é único e disso temos que nos orgulhar sempre!! Boas andanças por aí! Take Care!

  • Marco Tulio Fonseca disse:

    Viajei agora com minha mulher pela europa, claro utilizando o guia ” O Viajante…” e pude comprovar o que vc afirma.

  • Ivone Lobo disse:

    O mundo inteiro ve isso, mas quem mora no Brasil ve somente o lado ruim deste paìs maravilhoso. Ainda tem muita coisa pra fazer, principalmente em termos de violencia urbana, “ma sicuramente siamo in un garnde momento”.

  • Gilson Rosa disse:

    Brasileiros e chineses estão descobrindo o mundo. Nunca vi tantos brasileiros e chineses turistas (e não imigrantes) viajando pela Europa, nos últimos quatro anos. Até mesmo na China, onde moro, os brasucas vêm se aventurando. Chegou a nossa vez de desbravarmos os sete mares.
    Ficou ótima a foto da loja Made in Brazil. Em Amsterdã parecer ter uma similar, mas não tão estilosa quanto essa.

  • monica disse:

    Na verdade, esse “arrocho” da Espanha, me parece, não vai de encontro à afirmação de que nossa imagem está melhor na Europa. O aperto no controle da entrada de estrangeiros tem a ver, acho, especialmente, com os problemas econômicos pelos quais a Espanha está passando: o desemprego por lá aumentou, e os espanhóis não querem estrangeiros se estabelecendo no país e ocupando as vagas trabalho que seriam deles…

  • Eduardo disse:

    Para a Espanha isso não significa muita coisa, ontem, ou anteontem, ouvi anoitecia de que nunca tantos brasileiros haviam sido barrados para entrar no país, o que resultou em uma nova política de entrada no país, para espanhóis. Agora eles terão de comprovargrana, passagem de volta e algo mai…

  • monica disse:

    É isso aí, editor, nosso país ainda tem muuuitos problemas ,
    mas “causar” na Europa é um afago para nossa autoestima, né?
    Bj

Comente este post