Santos tem atrações para o ano todo

Baía de Santos | Foto por Daniel Guimarães via Wikimedia Commons

Baía de Santos | Foto por Daniel Guimarães via Wikimedia Commons

 

Por Victória Silva

 

Turistas que optam pela cidade de Santos, no litoral de São Paulo, podem conhecer uma série de atrações que não ficam restritas apenas à orla. A cidade, que foi escolhida como sede oficial de treinos da Seleção Mexicana na Copa do Mundo de 2014, encanta os amantes do sol, esportes, cultura e de boas lembranças.

 

Um dos marcos da cidade são os jardins, consagrados como a maior área verde do mundo situada em uma orla. Em 7km, turistas encontram atrativos como o Aquário Municipal, onde vivem milhares de animais marinhos em um habitat recriado, o Deck do Pescador, a Laje de Santos, conhecida como o melhor ponto de mergulho do estado de São Paulo, além do Museu do Mar, do Museu da Pesca e do Museu Marítimo.

 

O famoso jardim em frente à praia | Foto por Me via Wikimedia Commons

Os famosos jardins em frente à praia | Foto por Me via Wikimedia Commons

 

Ao andar pelo Centro Antigo, é possível ter uma verdadeira aula de história do Brasil. O passeio pode ser feito por meio do bondinho histórico, que o torna ainda mais propício ao cenário apresentado. A rota, que sai da Praça Mauá, proporciona ao turista conhecer os edifícios do Centro Histórico. Há paradas no Outeiro de Santa Catarina, marco da fundação da Vila de Santos, e no Palácio Saturnino de Brito, sede da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) – deste ponto também dá para chegar ao Complexo Turístico do Monte Serrat, cujo topo oferece uma visão de 360º da cidade. A viagem continua com mais de 40 pontos.

 

Bondinho que leva até o topo do Monte Serrat | Foto por marcusrg via Wikimedia Commons

Bondinho que leva até o Monte Serrat | Foto por marcusrg via Wikimedia Commons

 

Aos amantes de futebol, além da Vila Belmiro, estádio do Santos Futebol Clube, há o Ulrico Mursa, sede da Portuguesa Santista. Mas a atração mesmo fica por conta do Memorial das Conquistas do Santos FC. O museu tem mais de 300m², que levam os visitantes a uma verdadeira viagem, permitindo que toda a história do time seja retratada. Os mais de 500 troféus são uma das partes preferidas dos visitantes, que podem ainda conhecer um ambiente destinado exclusivamente ao Rei Pelé. A sala de projeção CineGol faz com que torcedores voltem a vibrar com as jogadas, e que visitantes comuns se apaixonem pelo alvinegro praiano.

 

Memorial das Conquistas, motivo de orgulho para os torcedores do Santos | Foto por Emerson.figueira via Wikimedia Commons

Memorial das Conquistas, motivo de orgulho para os torcedores do Santos | Foto por Emerson.figueira via Wikimedia Commons

 

Santos também tem morros e feiras de artesanato que não podem deixar de ser visitadas. Há, ainda, passeios de escuna e ônibus linha “Conheça Santos” e “Conheça Santos-Morros”, cuja saída é da Praça das Bandeiras, em Gonzaga.