Promenade Plantée, a passarela verde

Promenade Plantée | Foto por La Citta Vita via Wikimedia Commons

Promenade Plantée | Foto por La Citta Vita via Wikimedia Commons

 

Por Pedro Henrique Tavares

 

Você certamente já deve estar cansado de ouvir falar sobre Paris nas publicações especializadas em viagem. Mas espere, esta cidade tem muito mais a oferecer além de pontos turísticos como a Torre Eiffel e o Museu do Louvre. São, inclusive, atrações gratuitas e que colocam o visitante em maior contato com o cotidiano da cidade.

 

Em outros tempos, uma estação ferroviária cruzava a Praça da Bastilha, no 12eme arrondissement de Paris. Atualmente, o local tem a Opera Bastille. A estrutura que mantinha os trilhos do trem, contudo, foi mantida, e hoje abriga a Promenade Plantée também conhecida como Coulée Verte – , uma grande passarela com 4,5km de extensão e diversas áreas verdes.

 

O lugar é conhecido também como | Foto por Metro Centric

O lugar é conhecido também como Coulée Verte | Foto por Metro Centric

 

Na Bastilha, embaixo da Promenade, o turista ainda pode aproveitar para conhecer o Viaduc des Arts, um conjunto de lojas voltadas para o artesanato.

 

A melhor maneira de chegar por lá, como em quase todas as atrações parisienses, é de metrô. Desça na estação Bastille (linhas 1, 5 e 8) e saia pela Rue de Lyon, do lado direito da Opera Bastille. Na sequência, à esquerda, começa a Avenida Dausmenil e o Viaduc des Arts.

 

Viaduc des Arts | Foto por patrick janicek

Viaduc des Arts | Foto por patrick janicek

 

Jardin de Reuilly

 

O passeio na Promenade Plantée conta com uma grande quantidade de parques, entre eles o Jardin Hector-Malot, o Square Charles-Péguy e o Jardin de Reuilly, que fica ao final do caminho. Com mais de 15 mil metros quadrados, o Jardin de Reuilly é uma atração mais nova em Paris: foi criado em 1995. A empreitada é mais um exemplo de como Paris vem investindo em grandes espaços de lazer para a população. Se quiser ir direto para o jardim, anote a estação de metrô: desça em Montgallet, na linha 8. Você irá sair na Rue de Reuilly. Pegue a esquerda na Rue Jacques Hillairet e caminhe até o parque.

 

Jardin de Reuilly | Foto por txanne

Jardin de Reuilly | Foto por txanne