Peru cria novo parque nacional na divisa com o Brasil

Foto por El Taller.PE

 

O governo peruano concedeu o estatuto de parque nacional a um território de 1.354.485 hectares, na fronteira com o Brasil. Em território amazônico, o Parque Nacional Sierra del Divisor é formado por uma pequena cordilheira, decorrente tanto de erupções vulcânicas quanto do movimento de placas tectônicas. O terceiro maior parque nacional do Peru está cercado por concessões florestais e de mineração, e por blocos de exploração de petróleo.

 

O parque abriga ecossistemas ameaçados e bastante incomuns em outras unidades de conservação, sendo lar de mais de 1.000 espécies de plantas, seis delas inéditas para a ciência e uma outra desconhecida no Peru até então. Aqui vivem também cerca de 16 espécies endêmicas de macacos, uma concentração de primatas sem precedentes em qualquer outro lugar.

 

A partir desta criação, o Peru tem agora 14 parques nacionais, totalizando 9,4 milhões de hectares protegidos pelo Estado. No que diz respeito a Sierra del Divisor, o lado brasileiro desta região já havia sido estabelecida como parque nacional em 1989.

 

Saiba mais:

El País