Edimburgo: Walking tour literário

 Por Cristine Severo

 

Se você não gosta de balada, que tal aproveitar a noite para bater perna por aí, passando por autênticos pubs e falando sobre literatura? Não se preocupe: você estará em boa companhia, a cidade não é muito perigosa e o papo vai ser interessante. Nomeada pela Unesco a primeira Cidade da Literatura, Edimburgo, capital da Escócia, oferece diversas opções para quem não larga os livros nem quando está fazendo turismo.

 

Pôr do sol em Edimburgo (Foto por mariusz kluzniak)

Pôr do sol em Edimburgo | Foto por mariusz kluzniak

 

 

Em outubro de 2012, quando estava estudando inglês na cidade, resolvi fazer a Edinburgh Literary Tour, mais porque não tinha o que fazer naquela noite (a maioria das atrações fechava às 17h), e acabei me surpreendendo. Havia propagandas do tour em alguns pubs, mas também é possível encontrar informações no próprio site do tour ou no site oficial de turismo da Escócia.  No final, havia pouco mais de 30 pessoas como eu que, no pleno e escuro frio escocês, estavam dispostas a caminhar e descobrir mais da cidade.

 

O tour durou aproximadamente 2 horas e custou 14 libras (em torno de 50 reais). Começou no pub Beehive Inn (18-20 Grassmarket, Lothian, Edinburgh, EH1 2JU) e se concentrou na Old Town, como o nome diz, a parte mais antiga da cidade, onde também fica o castelo, a maioria dos museus e outras atrações. A propósito, desculpem-me por não ter mesmo as fotos. Na maioria das tours, ou eles não deixam por causa do barulho do flash que desconcentra o guia, ou eu estava tão envolvida no que eles estavam falando que acabei não tirando foto.

 

Trajeto do walking tour

Trajeto do walking tour

 

O tour passou por outros dois pubs, um no meio do passeio e outro no final, na Rose Street, rua paralela a Princes Street, onde passa a maioria dos ônibus noturnos, e foi guiado por dois atores – assim, além de curiosidades sobre Walter Scott, Robert Louis Stevenson e Robert Burns, trechos das obras são declamados e analisados. Por isso, não se esqueça de levar seu bom humor escocês… Além disso, se decidir fazer esse tour, você vai descobrir por que Edimburgo (“Edinbrá” para os mais “chegados”) é tão inspiradora. E, com certeza, vai aumentar sua lista de livros para ler…

 

Se literatura não for sua praia ou se o preço parecer salgado, na Royal Mile, bem em frente à St Giles Cathedral, você poderá encontrar outros tours com diferentes temas e preços. Em 1º de novembro de 2012, um dia depois do Dia das Bruxas, fiz o tour “Ghosts and Ghouls” pela Mercat Tours. Eis uma boa opção para quem quer saber mais sobre as histórias de execuções, prisões, assassinatos e, claro, os famosos vaults. Também é possível tentar o tour gratuito oferecido pela Sandemans New Europe, experiente em passeios por outras cidades da Europa. Desta empresa, só participei do tour em Londres e em Liverpool – mas isso fica para a próxima…

 

St. Giles Cathedral (Foto por SwaloPhoto)

St. Giles Cathedral | Foto por SwaloPhoto

 

Saiba mais:

Edinburgh, City of Literature

Visit Scotland