Oslo pretende banir circulação de carros no centro até 2019

Foto por Mariano Mantel

 

Oslo, a capital da Noruega, tem intenção de proibir a circulação de carros na área central da cidade até 2019. A principal justificativa para tal medida é a redução da emissão de gases na região – a proposta é reduzi-la em 50% até 2020. Se a proposta se concretizar, Oslo será a primeira cidade na Europa a adotar essa posição.

 

O plano, anunciado na última semana pelo recém-eleito conselho municipal (uma aliança entre Partido Trabalhista, Partido Verde e Partido da Esquerda Socialista), não foi bem aceito por todos os envolvidos. Os comerciantes da região, por exemplo, preocupam-se com as vendas – 11 dos 57 shoppings da cidade estão localizados nessa área.

 

Entretanto, o governo tem mantido seu posicionamento e a intenção é diminuir em 20% a circulação de carros em toda a cidade até 2019 e em 30% até 2030. Vale lembrar que não somente em Oslo, mas em toda a Noruega, são concedidos incentivos fiscais para aqueles que optam por comprar veículos elétricos.

 

Para que a proposta tenha a eficácia esperada, o governo pretende construir mais 60km de ciclovias e faixas para pedestres, incentivar a compra de bicicletas elétricas, além de investir massivamente na melhoria da rede de transporte público da região.

 

Outras cidades na Europa têm procurado sua própria maneira de controlar a circulação de carros na área central. Em Madri, somente aqueles que moram na área têm permissão para dirigir e, em Londres, é utilizado o pedágio urbano.

 

Já Paris experienciou um dia livre de carros no mês passado, e que resultou em um índice 40% menor de gases poluentes em determinadas áreas.

 

Saiba mais:

The Guardian

Huffington Post