Oito incríveis praias para ver na África

Por Janaína Dórea

 

Peça para um viajante fechar os olhos e descrever as primeiras imagens que vêm em sua mente ao pensar no continente africano. Não é difícil adivinhar a resposta, certo?

 

A África é facilmente associada às suas belíssimas savanas, com cores quentes e animais grandiosos. Mas o que a maioria das pessoas esquece, entretanto, é que o terceiro maior continente do mundo também é banhado por um vasto litoral com praias maravilhosas em vários de seus países.

 

E é claro que você, como um bom viajante, vai querer ir correndo visitá-las. Confira a lista de oito incríveis praias na África:

 

1º) Clifton Beaches (Cidade do Cabo, África do Sul)

Por SkyPixels (CC BY-SA 4.0)

Por SkyPixels (CC BY-SA 4.0)

 

Conhecida como a St. Tropez da Cidade do Cabo, a Clifton Beach está sempre cheia de turistas e locais à procura do sol e de uma boa programação ao ar livre. Localizada a poucos minutos do centro, é, na verdade, uma série de quatro praias separadas por rochas de granito. Refúgio de milionários, o balneário também abriga alguns dos imóveis mais caros da África do Sul.

 

Saiba mais: Roteiro de 5 dias na Cidade do Cabo, África do Sul

 

2º) Legzira Beach (Sidi Ifni, Marrocos)

Por Mb-world (CC BY-SA 3.0)

Por Mb-world (CC BY-SA 3.0)

 

Com um visual cinematográfico, o que faz da praia de Legzira única e especial são os seus gigantescos arcos de pedras avermelhadas, naturalmente formados depois de anos de erosão. Por enquanto ainda é uma praia tranquila e pouco turística, sendo mais conhecida por amantes da natureza e do surf. Os arcos também formam uma moldura perfeita para se assistir ao pôr do sol – dizem que é uma experiência incrível, e eu acredito de olhos fechados.

 

3º) Anse Georgette (Ilha de Praslin, Ilhas Seychelles)

Por Svein-Magne Tunli - tunliweb.no (CC BY-SA 4.0)

Por Svein-Magne Tunli – tunliweb.no (CC BY-SA 4.0)

 

Localizado no Oceano Índico, o arquipélago de Seychelles é formado por 115 ilhas. É em Praslin, sua segunda maior ilha, que se encontra a praia Anse Georgette, cujas águas cristalinas, areias brancas e beleza excepcional encanta os viajantes. Apesar de ser uma praia pública, é preciso passar por dentro do Constance Hotel and Resort para chegar até aqui, e, para isso, é preciso pedir uma autorização com antecedência, pois há limite de visitantes. A localização mais “escondida” pode ser um pouco frustrante para alguns turistas, mas o bom é que essa medida ajuda a manter o local calmo e preservado.

 

4º Anse Source d’Argent (Ilha La Digue, Ilhas Seychelles)

Por Svein-Magne Tunli (CC By-SA 4.0)

Por Svein-Magne Tunli (CC By-SA 4.0)

 

Também localizada no arquipélago de Seychelles, mas desta vez na Ilha La Digue, a Anse Source d’Argent é considerada por diversos rankings a praia mais bonita e mais fotografada do mundo. O cenário dos sonhos é formado por águas cristalinas e de vários tons de azul turquesa, areia fina e branca, pedras de granito e uma vegetação de um verde estonteante ao fundo.  Uma obra-prima da natureza.

 

5º Paje Beach (Zanzibar, Tanzânia)

Por Marika Lüders (CC BY-NC 2.0)

Por Marika Lüders (CC BY-NC 2.0)

 

Paje é uma das praias mais famosas da costa de Zanzibar e é uma verdadeira joia da ilha tanzaniana. A praia de águas mornas é ideal para a prática de atividades como pesca, mergulho e passeios de catamarã, além de ser boa para relaxar e se bronzear. O local tem vários resorts de luxo e restaurantes que oferecem peixes e frutos do mar como especialidade.

 

6º Praia de Bazaruto (Ilha de Bazaruto, Moçambique)

Por Andreas Stephan (CC BY-NC SA)

Por Andreas Stephan (CC BY-NC SA)

 

A praia de Bazaruto, apesar do visual digno dos mais belos cartões-postais, ainda é um daqueles lugares que parecem intocados. Pouco conhecida, suas águas com tons belíssimos de azul são muito bem preservadas e a torcida é para que elas permaneçam assim por muitos anos. Os brasileiros têm ainda mais um motivo para se sentirem em casa: o idioma oficial de Moçambique também é o português, já que temos em comum os mesmos colonizadores. Ficou ainda mais fácil curtir essa praia!

 

7º Watamu Beach (Watamu, Quênia)

Watamu Beach

Flavio Biondo (CC BY-NC-SA 2.0)

 

Localizada na costa norte do Quênia, a praia de Watamu tem areias branquíssimas e é conhecida pela prática de esportes como kitesurf, windsurf, caiaque e snorkel! Um detalhe interessante é que o vilarejo de pescadores em que a praia está localizada é habitado por muitos italianos, tornando a gastronomia local bastante atrativa.

 

8º Diani Beach (Mombaça, Quênia)

Diani Beach 0202

Por The Sands Kenya (CC BY-NC 2.0)

 

Dizem que esta é a praia mais bonita e popular do Quênia. A 30km da cidade de Mombaça, a segunda maior do país, a praia de Diani é muito conhecida pelos seus arrecifes de coral – a grande atração para quem gosta de mergulho e snorkel. Diani é destino de britânicos e de famosos do mundo todo interessados em férias com privacidade. Há boatos de que até os astros Brad Pitt e Angelina Jolie têm uma casa uma casa lá. E aí, se animou?