O que visitar no Recife

Praça Rio, Marco Zero do Recife | Foto por Portal da Copa/ME

Praça Rio, Marco Zero do Recife | Foto por Portal da Copa/ME

 

Por Juliana Santos

 

Recife, a capital do estado de Pernambuco, contempla muita história e um litoral belíssimo a ser descoberto. Para apreciar mais de seu charme, não deixe de começar sua visita pelo centro da cidade, onde está localizada a Praça Rio Branco, conhecida também como Marco Zero. A concentração de restaurantes e de comércio local tornam o lugar muito atraente.

 

Próximo à praça, aos domingos, acontece a Feirinha da Rua do Bom Jesus, local em que é possível comprar os variados artesanatos regionais, saborear a gastronomia típica e ainda observar a arquitetura local. Aliás, para quem curte arquitetura, os casarios centenários da Rua Aurora são uma boa pedida.

 

12 curiosidades sobre o Recife que você provavelmente não sabia

 

Capela Dourada fazendo jus ao nome | Foto por Ricardo André Frantz (CC BY-SA 3.0)

Capela Dourada fazendo jus ao nome | Foto por Ricardo André Frantz (CC BY-SA 3.0)

 

Para conhecer mais da cultura e da história da cidade, vá ao Museu Cais do Sertão. Inspirado na obra de Luiz Gonzaga, o acervo retrata a vida dos sertanejos, mostrando a trajetória deles por meio de instrumentos, roupas e objetos – a cultura do Sertão Nordestino.

 

Próximo dali está a Capela Dourada, pouco conhecida pelos turistas, mas que encanta por seus detalhes em ouro e é considerada a maior expressão de arte sacra barroca do Recife.

 

Com sua arquitetura medieval, o Instituto Ricardo Brennand atrai visitantes do mundo inteiro e, em 2014 foi eleito um dos melhores museus da América do Sul pelo site TripAdvisor. O complexo possui biblioteca, galeria, pinacoteca, auditório, museu e uma grande área de lazer com esculturas e lagos. Conta ainda com armas, armaduras, diversos quadros do pintor holandês Frans Post e documentos da época do Império.

 

Instituto Ricardo Brennand | Foto por Portal da Copa/ME (CC BY-SA 3.0)

Instituto Ricardo Brennand | Foto por Portal da Copa/ME (CC BY-SA 3.0)

 

Dentre os diversos mercados públicos em Recife, um dos mais conhecidos é o Mercado São José, onde é possível encontrar um pouco de tudo, em especial cachaças típicas, artesanatos locais e frutas regionais. Lá você também tem a chance de experimentar o bolo de rolo, espécie de rocambole com goiabada, doce típico da cidade.

 

E, às margens do rio Capibaribe, não deixe de conhecer a antiga Casa de Detenção da cidade, hoje transformada na Casa da Cultura, um dos maiores polos de comércio do estado de Pernambuco.

 

Praia de Boa Viagem | Foto por Raul DS (CC BY 2.0)

Praia de Boa Viagem | Foto por Raul DS (CC BY 2.0)

 

A 10km do centro do Recife, a Praia de Boa Viagem possui ótima infraestrutura, com restaurantes, quiosques, calçadão e ciclovia para os turistas. Porém, quem deseja algo um pouco mais afastado, deve visitar a Praia de Piedade, localizada na cidade de Jaboatão dos Guararapes, a cerca de 15km do centro da capital.

 

É recomendável aproveitar as praias da região metropolitana do Recife com cuidado e de preferência na maré baixa – momento em que se formam algumas piscinas naturais, em função dos arrecifes – e assim evitar as surpresas com os tubarões.

 

Olinda

Olinda e, ao fundo, o Recife | Foto por Juliana Santos

Olinda e, ao fundo, Recife | Foto por Juliana Santos

 

A região metropolitana do Recife conta com muitos atrativos, um deles é a cidade de Olinda. Quem está na capital não pode perder a oportunidade de conhecer esse reduto da época do Império, a menos de 10 km do centro. A melhor maneira para conhecer o famoso Centro Histórico de Olinda, Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco desde 1982, é batendo perna para explorar cada canto, observando cada casario, as igrejas, os museus, os ateliês e as paisagens exuberantes.

 

Olinda é famosa pelo frevo e pelo carnaval de rua – se estiver visitando a cidade em janeiro, já será possível ver o desfile de alguns blocos ou os ensaios nos galpões. Diversas igrejas católicas merecem ser visitadas, como a Igreja da Sé, construída em 1537, o Convento de São Francisco, de 1582, e a Igreja do Carmo, de 1580.

 

+ praias de Pernambuco

O estado de Pernambuco é conhecido pelo litoral sul, principalmente pela praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, que possui piscinas naturais de águas esverdeadas e muita vida marinha. Lá é possível encontrar artesanatos e fazer passeios de jangada até as piscinas ou de buggy pela região.

 

Em Ipojuca, além desta linda praia, outras localidades que atraem muitos turistas são a Praia de Maracaípe e, logo em frente, a Vila de Todos os Santos, onde é possível encontrar restaurantes, artesanatos, cerâmicas e produtos locais. Aqui, visite também o Projeto Hippocampus, que trabalha em busca da preservação dos cavalos marinhos na região.

 

Em Tamandaré, a Praia dos Carneiros é conhecida por ser rústica, com pouca infraestrutura e cercada por coqueiros, causando uma sensação de intimismo e de exclusividade (dependendo da época do ano).

 

Este paraíso ao sul do estado possui água verde clara transparente e a singular Capela de São Benedito à beira do mar. Aqui é possível fazer diversos passeios de barco para visitar piscinas naturais e apreciar mais da vida marinha do local.

 

Praia dos Carneiros | Foto por Vanessa Lima (CC BY-SA 3.0)

Praia dos Carneiros | Foto por Vanessa Lima (CC BY-SA 3.0)

 

Já o litoral norte do estado é conhecido pela Ilha de Itamaracá, que, além das belas praias, possui o Forte Orange, palco de muitas batalhas na época da colonização. Lá também está localizada a ilhota Coroa do Avião, onde só é possível chegar de barco. Para quem vem passar o dia, o local tem alguns restaurantes e bares.

 

A cerca de 30km de Recife está Igarassu, pouco conhecida pelos turistas, mas que atrai um público interessado em um lugar para relaxar. A cidade possui um belo centro histórico com casarios de arquitetura preservada, e praias como a de Mangue Seco, conhecida por suas belezas naturais.

 

Pertencente ao estado de Pernambuco, o Arquipélago de Fernando de Noronha é um dos mais belos destinos do Brasil, e um dos melhores lugares para a prática de mergulho. Neste paraíso, o que não falta são atrações e atividades, de trilhas a passeios de barco, de praias paradisíacas a um pôr do sol incrível.