10 atrações no Parque Nacional da Tijuca – Mesa do Imperador

Vista a partir da Mesa do Imperador | Foto: Vihh, via Creative Commons

 

Por Grazi Calazans

 

A Mesa do Imperador se localiza na Estrada da Vista Chinesa e, nos tempos da Família Real, funcionou como um local preparado para servir como ponto de repouso nos frequentes passeios feitos por eles. Nas visitas de D. Pedro II, a família realizava almoços campestres naquela mesa.

 

Confira as outras atrações no Parque Nacional da Tijuca! 
Entre elas o Lago das Fadas e a Vista Chinesa.

 

A mesa está a apenas 1 km da Vista Chinesa e pode ser uma excelente opção para fazer um piquenique em família, com boa sombra, um visual lindo da cidade e muito espaço para andar de skate, bicicleta ou patins, desfrutando de uma tarde agradável e uma imersão na história da cidade do Rio de Janeiro.

 

Escada na Mesa do Imperador | Foto: Leonardo Shinagawa, via Creative Commons

 

Como chegar

 

Há varias formas de chegar ao local; pode ser de carro, táxi, bicicleta. Existe estrada asfaltada, tanto vindo do Jardim Botânico, quanto do Alto da Boa Vista. No Alto da Boa Vista, a estrada se inicia bem próximo à Praça Afonso Viseu, e para chegar até lá existem duas linhas de ônibus: 301 (Rodoviária x Alvorada) e 302 (Rodoviária x Recreio), ambas com ponto bem em frente ao Parque, nos dois sentidos. Ou seja, você pode pegar tanto vindo da Zona Oeste (Recreio e Barra da Tijuca, onde fica o terminal Alvorada), quanto vindo da Zona Norte (Rodoviária, passando pelos bairros do Maracanã e Tijuca). Pelo Jardim Botânico, de carro, dá pra pegar a Rua Pacheco Leão e a estrada da Vista Chinesa.

 

Horário de Funcionamento

 

Diariamente das 8h às 17h (até 18h no horário de verão).

 

Vista a partir da Mesa do Imperador | Foto: Vihh, via Creative Commons

 

Infra-estrutura

 

O setor da Serra da Carioca tem infra-estrutura para os visitantes, entretanto apenas mais próximos ao Corcovado. Nas áreas mais afastadas para o lado do Alto da Boa Vista, e na região da Vista Chinesa, não há lugares para se comprar comida, portanto se você for fazer uma caminhada longa, é interessante levar lanches para desfrutar enquanto se contempla a cidade maravilhosa. A Mesa do Imperador é um excelente ponto para fazer um piquenique em família.

 

Respeite o meio ambiente!

 

O Parque Nacional da Tijuca é um lugar incrível, que abastece o Rio de Janeiro com suas águas, além de ser o habitat de diversas espécies. É importante respeitarmos o ambiente com atitudes simples como levar o nosso lixo, não arrancarmos espécies da flora, não fazermos atalhos para evitar o risco de erosões e não utilizarmos produtos químicos como sabonetes e xampus, nos banhos de cachoeira. O uso consciente de espaços públicos e naturais ajuda a manter estes espaços sempre especiais para todos nós!