A magia de Jericoacoara

As famosas espreguiçadeiras da Lagoa do Paraíso | Foto por Sabrina Levensteinas

As famosas espreguiçadeiras da Lagoa do Paraíso | Foto por Sabrina Levensteinas

 

Por Sabrina Levensteinas

 

Presente em várias listas de praias mais lindas do mundo, Jericoacoara, apelidada carinhosamente de Jeri, é um lugar de belezas diversas. A 300km de Fortaleza, essa área, transformada em Parque Nacional, abriga praias, lagoas, mangue, dunas e formações rochosas esculpidas pelas águas do mar.

 

Após 6h de viagem de ônibus, oferecida pela empresa Fretcar, chega-se à charmosa e rústica vila de Jeri. O percurso é feito parte pelo ônibus rodoviário e parte pela jardineira, uma espécie de caminhonete, a partir de Jijoca de Jericoacoara (município ao qual a praia pertence). Isso porque veículos particulares não circulam pela região por conta de atoleiros e percursos em areia fofa.

 

Lagoa do Paraíso | Foto por Sabrina Levensteinas

Lagoa do Paraíso | Foto por Sabrina Levensteinas

 

Por incrível que pareça, a energia elétrica chegou em Jericoacoara há menos de 20 anos (1998) e, embora haja diversas pousadas e hostels confortáveis, a vila ainda conserva suas ruas de areia em meio a lojas e charmosos restaurantes (muitos com o próprio chão de areia). Lá você circula a pé e encontra muitos bares e restaurantes oferecendo música ao vivo e coquetéis a luz de velas. Para atender aos baladeiros, a famosa padaria Santo Antônio garante o lanche da madrugada, abrindo às 2h da manhã!

 

DSCN1496

Pedra Furada, um dos lugares mais famosos de Jericoacoara | Foto por Sabrina Levensteinas

 

Jericoacoara é dona de um dos pores do sol mais famosos do país. Quem gosta de caminhar pode alcançar um dos símbolos da região, a Pedra Furada, em cerca de 20min. Passando por uma belíssima encosta, o percurso garante ótimas fotos. A rocha esculpida pelo mar tem o pôr do sol encaixado nela entre junho e agosto, embora a estação com menos chuvas seja no verão. Quem não quiser caminhar pode alcançar o local de bugue ou cavalo.

 

Pôr do sol na Pedra Furada | Foto por Sabrina Levensteinas

Pôr do sol na Pedra Furada | Foto por Sabrina Levensteinas

 

Outro cenário famoso é o das Dunas do Pôr do Sol. Durante todo o ano, esse astro praticamente dá um show se pondo no mar, criando um espetáculo de cores aplaudido em todos os idiomas dos frequentadores. Após os tons coloridos, geralmente a atenção se direciona para a roda dos capoeiristas, que fazem acrobacias diante do cenário rosa e laranja do céu.

 

Um passeio divertidíssimo e que também leva a outras paisagens maravilhosas é andar de bugue. São passeios de dia inteiro que vão às famosas lagoas e percorrem as dunas. Passando pela curiosa árvore da preguiça, o caminho leva às lagoas Azul e do Paraíso. Lá está uma das melhoras invenções de Jeri: as redes dentro d’água. É impossível não relaxar e tirar belas fotos deitado nas redes das lagoas cristalinas. Na lagoa do Paraíso há também passeios de barco, que compõem o cenário de águas esverdeadas.

 

A famosa árvore da preguiça | Foto por Bruno Bucci (Creative Commons)

A famosa árvore da preguiça | Foto por Bruno Bucci (Creative Commons)

 

Outra opção de passeio de bugue é o que leva para Tatajuba. Nele, após atravessar o rio Guriú de balsa, é possível conhecer a curiosa região do manguezal, com árvores de enormes raízes. Nesse passeio há algumas paradas para conhecer o artesanato e cultura local. Depois, percorre-se as enormes dunas do Funil com o bugue, finalizando com o clássico skibunda – descendo a duna em uma prancha. Dá para subir a duna de volta de quadriciclo. Ao final você pode relaxar na lagoa da Torta.

 

Passeio de bugue pelas dunas | Foto por Sabrina Levensteinas

Passeio de bugue pelas dunas | Foto por Sabrina Levensteinas

 

As praias próximas à vila em Jeri são ótimas para relaxar, com vários restaurantes com espreguiçadeiras. E se você for adepto de aventura, aproveite que os ventos da região favorecem a prática de esportes como kitesurf, windsurf e surf, além de stand up paddle quando a maré estiver baixa. Todos podem alugar o equipamento e pagar instrutores locais.

 

Stand up paddle | Foto por Sabrina Levensteinas

Stand up paddle | Foto por Sabrina Levensteinas

 

Jericoacoara é inesquecível e vencer o trajeto até ela vale cada segundo. Quem for sempre terá saudades do sol se pondo, das redes e lagoas, do charmoso clima da cidade, de andar descalço e de chinelo o tempo todo e de comer pratos variados observando as estrelas.

 

O incrível pôr do sol de Jericoacoara | Foto por Sabrina Levensteinas

O incrível pôr do sol de Jericoacoara | Foto por Sabrina Levensteinas