Lagoa: o lugar mais eclético de Floripa

Florianópolis vista do Mirante da Lagoa | Por Juliana Santos

Florianópolis vista do Mirante da Lagoa | Por Juliana Santos

 

Por Juliana Santos

 

Localizada na região central da ilha de Florianópolis, capital de Santa Catarina, a Lagoa da Conceição possui um astral diferente de qualquer outro canto da cidade, com diferentes culturas vibrando numa mesma sintonia. É o lugar mais multicultural da ilha e o destino preferido de turistas europeus descolados.

 

Possui fácil acesso ao norte, sul e centro de Florianópolis, e ainda conta com opções de hospedagens para todos os gostos, de hostels a hotéis sofisticados. Quem se hospeda na Lagoa da Conceição chega facilmente nas praias Joaquina e Mole, muito procuradas por surfistas.

 

Mas além das praias próximas, é possível ficar o dia inteiro na prainha da Lagoa (que fica cheia no verão), tomando sol, curtindo as águas calmas e praticando diversos esportes como caiaque e stand up paddle, ou, quem sabe, andando de pedalinho e se aventurando no meio da Lagoa.

 

| Por Juliana Santos

Prainha da Lagoa, ideal para a prática de uma infinidade de atividades | Por Juliana Santos

 

E quando o sol começa a cair, todos saem para a rua e ficam caminhando pelo centrinho da Lagoa, olhando as diversas lojas de roupas e lembrancinhas, jogando conversa fora na praça ou no píer, apreciando o artesanato da feirinha dos hippies e comendo petiscos nos barzinhos.

 

Fim de tarde na Lagoa | Por Juliana Santos

Fim de tarde na Lagoa | Por Juliana Santos

 

A Avenida das Rendeiras é o cenário paradisíaco para apreciar a culinária local, com o famoso prato da sequência de camarão e a anchova grelhada. Apenas escolha uma das diversas opções de restaurantes e se delicie.

 

Na região do centrinho da Lagoa é possível conhecer bares descolados e cafés charmosos, e aproveitar a moda dos food trucks que também chegou por lá, trazendo muitas variedades de pratos rápidos, variando de crepes a temakis, de sucos a drinks naturais – tudo acompanhado por música ao vivo, pelo menos na alta temporada.

 

Para curtir a noite o melhor mesmo é escolher algum barzinho – no verão, normalmente cheios de quinta a domingo – para jogar conversa fora com os amigos e escutar uma boa música. Uma ótima opção é o Jack & Jacks que possui um cardápio com empanadas, brownies, petiscos, caipirinhas de frutas vermelhas e de Nutella – sem contar toda a estrutura de madeira e a atmosfera lounge e sossegada do lugar.

 

Caipirinha de Nutella e de Frutas Vermelhas no Jack & Jack's | Por Juliana Santos

Caipirinha de Nutella e de Frutas Vermelhas no Jack & Jack’s | Por Juliana Santos

 

A Lagoa possui a noite mais eclética da região, com barzinhos tocando música sertaneja, show ao vivo de MPB ou de rock e baladas eletrônicas. Uma ótima escolha é a Casa de Noca que sempre inova com atrações diferenciadas de estilo musical, além de tocar samba, MPB, reggae, música brasileira, com muita arte e gastronomia. O John Bull Floripa lota a casa sempre ao trazer cover de bandas de rock conhecidas no mundo todo.

 

E para finalizar a madrugada, vale assistir o nascer do sol em algumas das praias da região, tanto na Praia da Joaquina como na Praia Mole o amanhecer é incrível.

 

Amanhecer na Praia Mole | Por Juliana Santos

Amanhecer na Praia Mole | Por Juliana Santos

 

E para um “day off”, que tal um passeio de barco pela Costa da Lagoa? Esses barcos funcionam como meio de transporte para os moradores dessa região, mas turistas podem perfeitamente utilizá-los para fazer um programa diferente.

 

Existem cerca de 19 paradas ao longo do caminho, mas, para visitantes, as mais interessantes são a 16 e 17, os pontos de melhor infraestrutura, e que levam cerca de 40min de barco para serem alcançados. O ideal é sair por volta do 12h para almoçar em algum restaurante, conhecer a vila de pescadores e finalizar a tarde numa bela cachoeira, acessada por uma trilha em cerca de 15min de caminhada.

 

O valor do ticket ida e volta é R$ 15,00 por pessoa (R$ 7,50 o trecho) – para moradores cadastrados sai mais em conta. No verão, barcos saem de hora em hora do píer da Lagoa até as 19h.

 

O barco que leva até a Costa da lagoa | Por Juliana Santos

O barco que leva até a Costa da lagoa | Por Juliana Santos

 

Cachoeira pode ser alcançada em 15min de trilha | Por Juliana Santos

Cachoeira pode ser alcançada em 15min de trilha | Por Juliana Santos

 

Também é possível ir de barco até a Barra da Lagoa, que possui um canal por onde a água desemboca no mar. No caminho do Canal da Barra da Lagoa existem alguns restaurantes e bares para aproveitar o dia, fora as piscinas naturais da Praia da Barra da Lagoa que são lindas. Aproveitem a região mais eclética da Ilha e além das dicas procurem também outras opções, sigam seus instintos e descubram novos lugares.

 

Canal da Barra da Lagoa  | Por Juliana Santos

Canal da Barra da Lagoa | Por Juliana Santos