Jasper: passeio pelas Montanhas Rochosas

Maligne Lake | Por Carolina Caio

Maligne Lake | Por Carolina Caio

 

Por Carolina Caio

 

Jasper é uma pequena cidade localizada dentro do Jasper National Park, nas Montanhas Rochosas de Alberta, estado no oeste do Canadá. A cidade é muito pequena e distante dos principais centros: 360km até Edmonton, capital do estado, e 420km até Calgary, a maior cidade. A melhor maneira de viajar para essas regiões é de carro, pois muitos passeios são distantes das cidades e isso dá autonomia para criar os próprios roteiros.

 

Acredito que dois dias em Jasper são o suficiente para visitar a maior parte dos pontos turísticos. No entanto, para aqueles que gostam de fazer caminhada (ou esquiar, se for inverno) a estadia deve ser prolongada. A parte turística da cidade em si concentra-se em apenas duas ruas onde está uma boa variedade de restaurantes e bares. Veja o que visitar nos arredores de Jasper:

 

Maligne Lake

Maligne Lake, um dos pontos mais visitados nos arredores de jasper | Por Carolina Caio

Por Carolina Caio

 

É um dos pontos turísticos mais visitados da região e se localiza a aproximadamente 50km da cidade. O Maligne Lake é muito extenso e dentro dele está a Spirit Island, uma ilha que, juntamente com o lago, formam um dos principais cartões postais do Parque Nacional de Jasper.

 

Para chegar à ilha é preciso ir de barco, e a viagem, que inclui traslado até o lago e passeio até a ilha, custa C$ 109. Para quem quer gastar menos e apenas se divertir no lago, é possível alugar um barco a remo ou um caiaque e, nesse caso, os preços são mais generosos, por volta de C$ 30-35 por hora.  Além desses passeios, há diversas trilhas que podem ser feitas na margem do lago.

 

Maligne Canyon

Por Carolina Caio

Por Carolina Caio

 

O Maligne Canyon fica no sentido Maligne Lake, é muito extenso e cortado por um rio. É possível andar pelas pontes espalhadas ao longo do Canyon, cuja altura pode chegar até 50m, e é possível fazer trilhas para explorar ainda mais os detalhes da região. A infraestrutura do local é composta por estacionamento, lanchonete, restaurante e uma central de informações.

 

Lac Beauvert

Lac Beauvert | Por Carolina Caio

Por Carolina Caio

 

O Lac Beauvert é um dos diversos lagos localizados na região das montanhas rochosas. Fica próximo da cidade e ainda mais próximo do Hotel Fairmont de Jasper, pertencente à famosa rede de hotéis Fairmont – identificada principalmente pela unidade que se localiza em frente ao Lake Louise, no Parque Nacional de Banff. Vale a pena ir até o local apreciar a paisagem, onde uma das montanhas em volta do lago forma a imagem de um rosto de perfil.

 

Pyramid Lake e Pyramid Island

Pyramid Lake | Por Carolina Caio

Pyramid Lake | Por Carolina Caio

 

Uma montanha em forma de pirâmide em frente a um lago e ambos com o nome de Pyramid: assim foram batizados o Pyramid Lake e a Pyramid Island. Dentro do lago uma ilha com mesas para piqueniques e alguns bancos espalhados pelo local encantam aqueles que vêm até aqui. Além disso, a ilha é palco para realização de alguns casamentos, como o que estava prestes a começar no dia em que eu estive aqui.

 

Medicine Lake

Por Carolina Caio

Por Carolina Caio

 

O Medicine Lake fica no caminho entre a cidade de Jasper e o Maligne Lake. Há um ponto de parada logo no início do lago com informações sobre osanimais da região. Essa parte da estrada é privilegiada pela paisagem: o lago de um lado e as montanhas do outro.

 

Wildlife Tour

Por Carolina Caio

Por Carolina Caio

 

O Wildlife Tour é um passeio oferecido por agências de turismo, que ocorre no final da tarde e custa aproximadamente C$ 60 para adultos. São pouco mais de 3h dentro de um ônibus com um guia local e vários turistas curiosos procurando animais selvagens pelas redondezas de Jasper. Não deixe de considerar que é um passeio que depende muito de sorte, ou seja, é possível que encontre ursos e alces, ou que aconteça como aconteceu comigo: apenas algumas renas na beira da estrada.

 

Dica extra: quer encontrar um urso?

Por Carolina Caio

Por Carolina Caio

 

  • Sim: Um antigo morador da cidade contou que se você estiver passeando pela região durante o verão e quiser ver ursos, uma opção é a estrada de Jasper até Maligne Lake logo de manhã cedinho, pois os ursos ainda não foram espantados dessa região pelo barulho dos carros.

 

  • Não: Sempre que estiver fazendo trilha faça barulho, pois isso afasta os animais e você não corre o risco de irritar algum urso ao assustá-lo. Se encontrar um filhote de urso vá para longe, pois a mãe está sempre por perto e ela não vai ficar contente se sentir que sua cria está ameaçada.

 

Onde comer em Jasper

Jasper Brewing Co.

É a famosa choperia da cidade e tem suas principais cervejas fabricadas em Jasper. O ambiente é agradável e o local está sempre cheio. A disputa no verão é pelas mesas do lado de fora, com direito à incrível vista das montanhas.

 

Jasper Pizza Place

O restaurante também se localiza em uma das principais ruas da cidade. As mesas do lado de fora oferecem uma bela vista para as montanhas, assim como as que ficam localizadas no terraço, mesmo que eventualmente alguns pilares atrapalhem um pouco a visão. Há diversas opções de pizzas, que são muito saborosas.

 

Bear’s Paw Bakery

O ambiente é aconchegante e cheio de pães, doces e bebidas deliciosas. O Bear’s Paw Bakery é uma padaria ideal para um café da manhã, da tarde ou de a qualquer hora do dia. Vale a pena conhecer.

 

 

 

Você também pode gostar: