Road trip pela Icefields Parkway

Foto por Carolina Caio

Uma amostra da paisagem que se encontra na Icefields Parkway | Foto por Carolina Caio

 

Entre Alberta e Columbia Britânica, províncias localizadas no lado oeste do Canadá, estão as montanhas rochosas que se estendem até o centro dos Estados Unidos. Dirigir pela estrada Icefields Parkway, considerada uma das mais bonitas do mundo, é uma maneira de conhecer um pouco a parte canadense dessa região.

 

Em julho de 2015, em uma viagem com meu namorado ao Canadá, incluímos no roteiro o percurso da Icefields Parwkway. A estrada liga o Parque Nacional de Banff ao Parque Nacional de Jasper, e tem aproximadamente 230km.

 

O limite de velocidade estabelecido dentro dos parques é baixo, já que existe o risco de encontrar animais selvagens cruzando o caminho ou se alimentando na beira da estrada. O percurso levou aproximadamente 7h de carro porque resolvemos parar em alguns pontos ao longo do trajeto.

 

Foto por Carolina Caio

Foto por Carolina Caio

 

A partir de Banff, passamos por uma espécie de pedágio onde as pessoas devem mostrar os passes dos parques, caso já os tenham, ou comprá-los, de acordo com o tempo que ficarão na região. Para adultos, o day pass do Banff National Park sai por $9,80 por pessoa e você pode comprá-lo online aqui.

 

Após uma distância de aproximadamente 60km, fizemos nossa primeira parada: Herbert Lake. O lago não é visível da estrada, mas placas indicam o caminho e um local para estacionamento.

 

Herbert Lake | Foto por Carolina Caio

Herbert Lake | Foto por Carolina Caio

 

Seguindo cerca de 30km pela estrada, está o Bow Lake, cuja tom azul claro da água encanta todos que por ali passam. Impossível não parar para tirar algumas fotos e apreciar a paisagem. Como o lago não fica na altura da estrada, para chegar até a sua margem é preciso descer por um caminho de pedras; mesmo no verão, a água é extremamente gelada.

 

Mais uns 50km adiante, paramos no Waterfowl Lake, outro lago no caminho e que também atrai os visitantes pela cor da água e pela paisagem ao redor.

 

Bow Lake | Foto por Carolina Caio

Bow Lake | Foto por Carolina Caio

 

Waterfow Lake | Foto por Carolina Caio

Waterfowl Lake | Foto por Carolina Caio

 

Seguindo adiante, uma placa indica a entrada do Mistaya Canyon. Assim como nas outras paradas, há um estacionamento e, nesse caso, uma trilha de apenas 10min de caminhada leva até lá. Ao chegar você encontra uma ponte e, mais adiante, é possível andar sobre as pedras, bem perto da água de forte correnteza. O trecho da estrada a partir do Mistaya Canyon, sentido Jasper, fica ainda mais deslumbrante.

 

Mistaya Canyon | Foto por Carolina Caio

Mistaya Canyon | Foto por Carolina Caio

 

Um pouco além da metade do caminho, está uma das principais paradas da Icefields Parkway, o Athabaska Glacial – Columbia Icefield. De um dos lados da estrada fica um Centro de Informações Turísticas, cujos tours permitem aos visitantes andar sobre a geleira.

 

Em vez de fazermos esse passeio, seguimos em direção ao “início” do glaciar, onde se encontra uma pequena infraestrutura (estacionamento e banheiro), além de indicações para uma trilha. A subida parece rápida quando se olha de longe, mas o caminho é íngreme e cheio de pedregulhos. Placas com informações históricas e de segurança auxiliam para que o visitante entenda um pouco mais sobre o local.

 

Athabaska  Glacial | Foto por Carolina Caio

Athabaska Glacial | Foto por Carolina Caio

 

Além dos lugares citados, é possível ainda parar e contemplar o Hector Lake, Peyto Lake, Athabaska Falls e muitas outros locais. Mesmo que você não tenha tempo para ficar parando ao longo do caminho, a estrada em si já garante uma viagem maravilhosa: uma mistura do cinzento das pedras, com o verde escuro da vegetação, o toque azul dos lagos e a neve no topo de algumas montanhas.

 

Icefields Parway | Foto por Carolina Caio

Icefields Parway | Foto por Carolina Caio