Hotel que inspirou “O Iluminado” deve se tornar museu de terror

 Cena clássica de “O Iluminado”

 

Os donos do Stanley Hotel, no Colorado, Estados Unidos – hotel que inspirou Stephen King a escrever “O Iluminado” –, querem transformá-lo em um museu de terror. Os planos incluem também estúdio de produção de filmes, arquivo cinematográfico, auditório para 500 pessoas e um centro de exibições temporárias.

 

O custo total para a criação do Stanley Film Center seria de 24 milhões de dólares e, para que os planos saiam do papel, os investidores estão pedindo um empréstimo de 11,5 milhões de dólares por meio de uma lei estadual de incentivo ao turismo.

 

Stephen King e sua esposa estiveram no Stanley Hotel em 1974, durante a baixa temporada, quando o hotel já se preparava para fechar as portas durante o inverno. Hospedados no quarto 217, que tinha fama de ser assombrado, os dois foram os únicos hóspedes do estabelecimento durante uma noite.

 

Stanley Hotel, no Colorado, Estados Unidos

Stanley Hotel, no Colorado, Estados Unidos | Foto por wakedawg (CC BY-NC 2.0)

 

A partir dessa experiência, em 1977, King publicou “O Iluminado”. Sua fama, e a do hotel por consequência, cresceu após a adaptação da história para o cinema. O filme, dirigido por Stanley Kubrick e estrelado por Jack Nicholson, é reconhecido como um dos maiores clássicos dos filmes de terror.

 

Desde então, o Stanley Hotel se tornou uma espécie de local de peregrinação para os aficionados pela obra, tanto que o próprio hotel vende pacotes que prometem uma “hospedagem assustadora”. Contudo, vale ressaltar que o filme não foi gravado aqui, mas sim no Ahwahnee Hotel, no Yosemite National Park, Califórnia.

 

Para relembrar:

 

 

Saiba mais:

The Guardian
Denver Business Journal
Clarín