Foz do Iguaçu e os encantos da Tríplice Fronteira

As Cataratas do Iguaçu vistas do lado Brasileiro | Foto: Juliana Santos

 

Por Juliana Santos

 

“O conjunto de 275 quedas d’água à beira do Rio Iguaçu é considerado um inigualável espetáculo da natureza – não à toa, figura entre as sete maravilhas naturais do mundo”.

 

Foz do Iguaçu é um encanto! Não é à toa que 100% dos turistas que visitam a cidade a recomendam para os amigos, e 98% dos visitantes pretendem voltar ao destino – revela pesquisa feita pela Paraná Pesquisas, encomendada pela Itaipu Binacional para a Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu e publicada no Diário do Turismo.

 

Pôr do sol na grandiosa Usina de Itaipu | Foto: Juliana Santos

 

O lugar preenche o visitante de todas as idades e de todas as formas! Há passeios de aventura, belezas naturais, museus, diferentes culturas, gastronomias diversificadas, locais para compras… e toda essa mistura bem na Tríplice Fronteira, o que deixa Foz ainda mais intensa.

 

Este post foca em como chegar, dicas de ambientação, alimentação, compras e bares. Em breve, novo post com as melhores atrações da cidade incluindo todas as informações, dicas espertas e valores!

 

Como chegar

 

Para chegar em Foz é bem tranquilo, há voos diários pelas companhias Latam, Gol, Azul e Avianca, com destino ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, localizado próximo ao Parque das Cataratas, saindo de várias cidades do Brasil. Os preços, dependendo da época, são um pouco altos, mas fique de olho nas promoções das companhias aéreas, ou nos programas de pontos, como o Km de Vantagens.

 

Outra opção para chegar a Foz é pelo Aeroporto Internacional Cataratas del Iguazu, que as vezes possui preços bem em conta, então vale conferir e comparar os preços! A principal BR para o acesso de carro ou ônibus é a BR 277 PR. Para quem deseja ir de ônibus, saindo de São Paulo, demora cerca de 15h, e de Curitiba, aproximadamente 10h. E, por fim, você pode alugar um veículo e ficar bem mais à vontade para fazer todos os passeios pela cidade!

 

Ambientação na cidade

 

Como todo lugar, é necessário tomar cuidado, mas dá pra se virar e se ambientar bem facilmente por lá, além de ser super tranquila. O transporte público é muito bom e cobre os principais pontos do destino (aeroporto, Itaipu, Cataratas, Shoppings e etc).

 

Há duas principais vias em Foz. Uma é a Avenida das Cataratas, onde estão alguns dos principais hotéis, o Parque das Cataratas, o Parque das Aves, o Museu de Cera, o Shopping Catuaí Palladium e muitas outras coisas. No final dela, já no centro e praticamente na mesma reta, inicia a segunda mais importante, a Avenida Juscelino Kubitscheck, onde está Itaipu, do outro lado da cidade. Outra via de grande importância por lá,a Avenida Jorge Schimmelpfeng guarda vários hostels, hotéis, restaurantes, cafés, supermercado, bares, casas de câmbio e muitos outros atrativos.

 

No extremo sul da cidade está o Marco das Três Fronteiras | Foto: Juliana Santos

 

A grande maioria das pessoas que vão à Foz não fica somente por lá, elas sempre querem ir até o Paraguai, ao Duty Free Argentino ou as Cataratas Argentinas. E isso mostra que sempre devemos estar preparados com relação ao dinheiro. O real é facilmente aceito em todos os lugares, tanto no Paraguai, quanto na Argentina. Mas é sempre bom fazer os cálculos de qual moeda levar, real, dólar ou a moeda local!

 

Dica: Troque, pelo menos, o valor da entrada nas Cataratas Argentinas para pesos, algo equivalente a 50 reais por pessoa.

Antes da viagem, é interessante ir vendo os valores da cotação e comprando aos poucos as moedas. Caso não dê tempo, os melhores locais para troca em Foz são nos mercados e em agências como a KM Câmbio. E, se possível, fujam do aeroporto, porque é sempre mais caro!

 

Se eu fosse você: Levaria um pouco de cada moeda, real, dólar e peso argentino!

 

Culinária

 

A gastronomia e as opções de restaurantes em Foz são muito variadas!

 

É possível experimentar de tudo e, principalmente por estar na fronteira, é possível provar uma culinária diferenciada na cidade de Puerto Iguazu, e até em Foz mesmo, com muitas empanadas, carnes e a culinária árabe.

 

Para começar bem o dia por lá, vá ao Delion Café, um espaço com decoração clean e sofás para os visitantes ficarem bem à vontade. Oferece diversas opções de cafés – inclusive gelados – empanadas, bolo de pote, pão de queijo, e por aí vai, com ótimos preços! Além disso, eles oferecem algumas opções de almoço e, aos finais de semana, há eventos e debates sobre temas variados, com direito a música ao vivo.

 

Se eu fosse você: Experimentaria os doces maravilhosos acompanhados de um chá gelado, para refrescar do calor da cidade no verão!

 

O Empório com Arte (confira o serviço para todos os restaurantes e bares no final do texto!) é outro local que merece um destaque especial por aqui. Eu simplesmente amei o lugar! É uma mistura de cafeteria, bistrô e galeria de arte (quase tudo que você vê por lá, são obras de arte de artesãos do Brasil todo que estão à venda). Além de super charmoso, o Empório oferece pratos deliciosos da culinária mineira gourmet, com panquecas, porções de coxinhas, drinks refrescantes e muitas sobremesas maravilhosas.

 

Para o almoço, uma opção econômica em Foz é o Restaurante Barracão, que oferece comida simples e caseira, com ótimos preços. A Água Doce Cachaçaria também oferece pratos da culinária brasileira super caseiros com bons preços.

 

Recentemente e seguindo a moda de muitas cidades do Brasil, o Falls Food Park tem feito sucesso em Foz, com várias opções de food trucks. É uma ótima alternativa para quem volta cansado dos passeios, e busca algo rápido para comer! Há muitas opções, como hot dog, comida oriental, tacos mexicanos, kibes árabes, temakis, churrascos, entre muitas outras delicias!

 

Para os momentos de sobremesas, vale conhecer o Dr Freeze, que possui doces, sorvetes e sobremesas incríveis, com taças enormes! E também a Sorveteria Freddo, que já é super conhecida no Brasil, mas que recomendo experimentar um novo sabor (essa tem também em Puerto Iguazu).

 

E claro, não poderia faltar, nos principais pontos turísticos de Foz também há opções de restaurantes, como o Porto Canoas, que fica dentro do Parque Nacional das Cataratas e oferece almoço todos os dias, com uma linda vista ao lado da Garganta do Diabo. Oferece mais de 15 tipos de saladas, 10 pratos quentes, 3 tipos de carnes e várias sobremesas. Mas o preço é bem salgado, cerca de R$ 80,00 por pessoa, à vontade!

 

E em Itaipu, também existe o Restaurante Porto Kattamaram, que possui uma magnifica vista do lago de Itaipu, com ótimas instalações e atendimento, porém só é possível almoçar por lá se você fizer o passeio de Barco pelo Porto Kattamaram. O buffet livre por pessoa custa R$ 55,00.

 

Se eu fosse você: Visitaria o bairro árabe de Foz! A cidade tem uma colônia árabe muita forte, com muitas famílias e muita cultura! Recomendo visitar alguns dos restaurantes por lá, e eu recomendo o Restaurante Monjolo, que oferece pratos maravilhosos, como kibe cru, duas facas (carne moída crua com temperos, hortelã, tomate, cebola), tabule (salada com farinha de trigo, pepino, tomate, salsa e hortelã), homus (pasta de grão de bico para comer com pão árabe), entre muitas outras delícias! Ali perto, também vale conhecer a Albayan Árabe, uma casa de doces árabes deliciosos, que fica em frente à Mesquita da cidade!

 

Compras

 

A cidade possui bastante lojas e shoppings, com muitos produtos diferenciados. No centro comercial é possível encontrar de tudo, lojas de roupas, sapatos, lojas de departamento, bolsas, acessórios e até as casas de câmbio. Mas a maioria das pessoas que vão à Foz em busca de compras vão ao Duty Free Shop Puerto Iguazu, e para o Paraguai, em Ciudad del Este, que oferta diversos produtos com preços mais em conta.

 

Vida noturna

 

Para curtir a night em Foz, há boas opções de barzinhos e baladas. O Europa Bar, que possui dois endereços na cidade é muito bom, com drinks maravilhosos! O Europa Bar, localizado no centro, possui um ótimo espaço com muita música boa tocando e ótimos shots. Já o Europa Bar Fórum tem um espaço maior com drinks diferentes e experimentais! Verifique com o pessoal do bar, quais drinks são as novidades da semana!!

 

Drink no Europa Bar Forum | Foto: Juliana Santos

 

Além desses dois, há outras várias opções, como o Arcade Bar, meio temático com vídeo games e máquinas de jogos; o City Bier, com tabuas de petiscos; o Zeppelin Old Bar, pubzinho com música ao vivo e preços honestos, e o Cervejário, com cervejas artesanais do mundo inteiro.

 

Depois de mapear todos os barzinhos, é hora de cair na night!! E Foz dá conta do recado com relação a isso. Um dos lugares é o Amarantha Pub, super democrático, com diversos públicos e musicas de todos os tipos, inclusive reggaeton, muito tocado em Foz. E, para quem prefere sertanejo, lá em Foz tem a Wood’s, como em várias outras cidades do Brasil, com muitos shows temáticos e festas variadas.

 

Este post foca em como chegar, dicas de ambientação, alimentação, compras e bares. Em breve, novo post com as melhores atrações da cidade incluindo todas as informações, dicas espertas e valores!

Serviço

 

Delion Café:
End.: R. Quintino Bocaiúva, 850 – Centro, Foz do Iguaçu
Funcionamento: Segunda à Sábado das 07h às 20h30.

 

Empório Com Arte:
End.: Av. das Cataratas, 569 – Vila Yolanda, Foz do Iguaçu
Funcionamento: De terça a sexta das 15h às 23; Sábado e Domingo das 14h às 22h.

 

Restaurante Barracão:
End.: Av. Silvio Américo Sasdelli, 1010 – Vila A, Foz do Iguaçu
Funcionamento: Aberto todos os dias das 11h às 15h30.

 

Água Doce Cachaçaria:
End.: R. Benjamin Constant, 63 – Centro, Foz do Iguaçu
Funcionamento: Aberto de segunda à quinta das 18h às 00h; sábado e domingo das 18h às 02h.

 

Falls Food Park:
End.: Av. das Cataratas, 858 – Vila Yolanda, Foz do Iguaçu
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 18h às 00h. E domingo das 17h às 00h.

 

Dr. Freeze:
End.: R. Alm. Barroso, 1360 – Centro, Foz do Iguaçu
Funcionamento: Aberto de terça a domingo das 13h às 22h.

 

Restaurante Porto Canoas:
End.: BR 469, km 30 – Parque Nacional do Iguaçu – Foz do Iguaçu (localizado na Estação Espaço Porto Canoas, a última estação do parque).
Atendimento: todos os dias das 12h às 16h
Fone: 55 (45) 3521 4443
E-mail: reservas@catarataspni.com.br

 

Restaurante Porto Kattamaram:
End.: Dentro das Instalações de Itaipu, no Porto Kattamaram.
Funcionamento: De domingo a quinta à la carte; e de sexta e sábado com buffet livre à vontade por R$ 55,00 reais por pessoa (devendo ser incluso com o passeio, pois não é possível no restaurante sem ir no passeio)

 

Restaurante Monjolo:
End.: R. Jardel Filho – Jardim das Bandeiras, Foz do Iguaçu
Funcionamento: de terça à domingo das 12h às 19h.

 

Albayan Doceria Árabe:
End.: Rua Meca, 586 – Parque Monjolo, Foz do Iguaçu
Funcionamento: todos os dias das 08h às 20h.

 

Europa Bar:
End.: Av. Jorge Schimmelpfeng, 693 – Centro, Foz do Iguaçu
Funcionamento: Terça das 20h às 02h; quarta à sábado das 18h às 02h; e domingo das 18h às 00h.

 

Europa Bar Fórum:
End.: R. Rosa Cirílo de Castro, 256-302 – Jardim Polo Centro, Foz do Iguaçu
Funcionamento: Aberto todos os dias das 18h às 04h e domingo das 18h às 00h.

 

Arcade Bar:
End.: R. Rui Barbosa, 1032 – Centro, Foz do Iguaçu
Funcionamento: Aberto de segunda à sábado das 20h às 03h; e domingo das 16h às 00h.

 

City Bier:
End.: R. Quintino Bocaiúva, 1088 – Centro, Foz do Iguaçu
Funcionamento: Aberto de segunda à sábado das 16h às 00h.

 

Zeppelin Old Bar:
End.: R. Maj. Raul de Matos, 222 – Vila Yolanda, Foz do Iguaçu
Funcionamento: Aberto terça das 18h30 às 00h; quarta das 21h às 01h; e quinta à sábado das 21h às 02h.

 

Amarantha Pub:
End.: Av. Juscelino Kubitscheck, 898 – Vila Paraguaia, Foz do Iguaçu
Funcionamento: Sexta das 21h às 05h; e sábado das 21h às 06h.

 

Wood’s Bar:
End.: Av. Jorge Schimmelpfeng, 450 – Centro, Foz do Iguaçu
Funcionamento: sexta e sábado das 22h às 06h.