Formentera, a bela vizinha de Ibiza

Chegada em Cala Saona | Foto por Cristina Sanfelici

Chegada em Cala Saona | Foto por Cristina Sanfelici

 

Por Cristina Sanfelici

 

Ibiza é mundialmente conhecida por ser o paraíso da música eletrônica. Baladas famosas, DJS de elite e agitação diária fazem a alegria dos visitantes, que chegam de todos os cantos do Planeta para curtir o frenesi quase ininterrupto do local.

 

Muito perto dali está Formentera que, junto com Ibiza, Maiorca e Menora, compõe o conjunto das Ilhas Baleares, ao leste da Espanha, no agradável mar Mediterrâneo.

 

Formentera é um belo segredo que fica à sombra de escolhas mais óbvias e conhecidas… mas não deveria.

 

Costa Formentera | Foto por Cristina Sanfelici

Costa Formentera | Foto por Cristina Sanfelici

 

A ilha, com apenas 82km de extensão, é envolta por um mar de cor única, resultado da pradaria de Posidonia, uma planta que age como depuradora natural e limpa a água. Dificilmente encontra-se esta espécie fora dos arredores de Formentera, por isso a cor é tão singular e característica.

 

As praias são calmas, de mar morno e areias sedutoramente brancas e finas.

 

Uma estrada de mão simples permite o trânsito de carros, motos e bicicletas – bastante e inteligentemente utilizadas. No entanto, sempre há pequenos paraísos perdidos que só se descobre caminhando. Tudo lá é um convite para ir pouco mais a fundo…

 

Farol e pôr do sol | Foto por Cristina Felici

Farol e pôr do sol | Foto por Cristina Felici

 

A ilha foi cenário – quase podemos considerá-la uma personagem – do filme Lucia e o Sexo (Lucía y El Sexo, 2001) e vários “cartões postais” são exibidos na película espanhola. Mas o que mais chama a atenção são as variações extraordinárias da cor azul que tingem o mar com maestria.

 

A população gira em torno de 10 mil habitantes e alcança índices muito maiores durante o verão europeu, recebendo principalmente turistas italianos. Alguns famosos, inclusive. O estilista Giorgio Armani é um habitué, que costuma atracar seu iate nas redondezas durante as férias para apreciar o equilíbrio perfeito de temperatura, mar, silêncio e inspiração.

 

Sim, Formentera é um lugar inspirado e inspirador.

 

Como chegar?

 

Sinalização | Foto por Cristina Sanfelici

Sinalização | Foto por Cristina Sanfelici

 

Não há aeroporto no município. O acesso só é possível por vias marítimas a partir de Ibiza, de onde partem barcos com preços que variam de 20 a 45 euros o trecho, em viagem de cerca de 45 minutos. No porto de Formentera, La Savina, há um posto de informações turísticas muito próximo das várias locadoras de carros, motos e bicicletas. Aí é só decidir como desbravar a ilha e todos seus encantos. Sant Francesc atende como o centro comercial da ilha, oferecendo a estrutura básica de supermercados, restaurantes, uma graciosa igreja e a praça onde turistas confraternizam em alegria.

 

O que observar?

 

1- A ausência de construções em grande parte da costa a torna ainda mais bela e revela a preocupação local pela comunhão perfeita entre natureza e influência humana, pela proteção deste ambiente que é Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1999.

 

2- Os dois faróis e o moinho. Os faróis Cap de Barbaria e De La Mola valem a visita. Muito embora não possam ser acessados internamente, compensam pelo visual, principalmente ao pôr do sol. O Moinho de La Mola, que ainda funciona nos mesmos moldes tradicionais, data de 1778.

 

Moinho de La Mola | Foto por Cristina Sanfelici

Moinho de La Mola | Foto por Cristina Sanfelici

 

3- As praias. Illetes é bastante badalada por oferecer uma estrutura de lazer completa: restaurantes e bares que se somam aos serviços de desportos aquáticos de esqui, caiaques e velas. Es Pujols oferece linda vista e é um paraíso local. Cala Saona faz o paradoxo perfeito entre dimensão e beleza: apenas 140m de exultante natureza.

 

Não tem praia que não valha a pena visitar. Toda a costa desta pequena ilha é “brutalmente” agraciada com graça e encantamento.

 

Há algo místico e único em Formentera. Vale o passeio.

 

Cala Saona | Foto por Cristina Sanfelici

Cala Saona | Foto por Cristina Sanfelici