A Flórida além de Miami e dos parques

Clearwater | Foto por Poliana Mendonça de Souza

Praia em Clearwater | Foto por Poliana Mendonça de Souza

 

Destino número 1 dos brasileiros quando pensam em Estados Unidos, a Flórida tem muito mais a oferecer do que os tradicionais destinos de Miami e Orlando. Quem não tem um conhecido que já foi várias vezes ao estado e só ficou pulando de parque em parque? A boa notícia é que a Flórida, esse estado americano meio latino, meio Caribe, meio climatropical, tem uma infinidade de atrações para quem quer fugir do Mickey ou dos outlets.

 

Como é visitar o Kenndy Space Center, na Flórida

 

Praias

Madeira Beach, em Saint Petersburg | Foto por Poliana Mendonça de Souza

Madeira Beach, em Saint Petersburg | Foto por Poliana Mendonça de Souza

 

Localizado entre o Golfo do México e o Oceano Atlântico, a península é sinônimo de férias para muitos americanos que lotam suas praias fugindo do inverno rigoroso do norte do país. As praias do Golfo do México têm areia branquinha, água azul caribe e mar piscininha. Não se assuste ao se deparar com golfinhos e arraias, eles são alguns dos frequentadores das lindas praias da Florida.

 

Na lista anual do Dr. Beach, site especializado em avaliações de praias ao redor do mundo, dentre as melhores praias do país, a Flórida frequentemente empata com o Havaí na lista das dez mais. Em 2015, das dez melhores, quatro ficavam na Flórida: Barefoot Beach Bonita Springs, St George Island State Park, Cape Florida State Park Key Biscane e Delnor-Wiggins Pass State Park Naples. Em outros anos, a linda Siesta Key Beach, em Sarasota, levou mais de uma vez o prêmio de melhor praia do país.

 

Springs

Lithia Springs | Foto por Poliana Mendonça de Souza

Lithia Springs | Foto por Poliana Mendonça de Souza

 

O enorme aquífero da Flórida e seu solo rico em calcário (extremamente poroso) formam no estado mais de 700 piscinas naturais, conhecidas em inglês como “springs”. São como pequenos “vazamentos” dessas formações geológicas subterrâneas, portanto, a água é doce e extremamente limpa. Estima-se que existam mais de 1.000 espalhadas pelo estado ainda não catalogadas. Dá inclusive para fazer bate-volta de Orlando para várias delas, é só escolher. O site do Florida Springs tem um mapa interativo indicando a localização de todas elas.

 

Vida cultural

Além das belezas naturais, a Flórida também tem uma vida cultural muito rica. O estado, que pertencia à Espanha e foi posteriormente anexado às outras colônias inglesas, possui um mix único no país de diversidade cultural. O bom é que muitas cidades interessantes estão a uma distância relativamente curta de Orlando ou Miami.

 

Em Tampa, a 130km de Orlando, não deixe de visitar o charmoso bairro cubano de Ybor, onde antigamente funcionavam fábricas de charutos. Hoje o bairro é reduto boêmio com muitos bares, lojinhas alternativas, e ainda remanescentes, pequenas fábricas de charutos.

 

Ybor | Foto por Poliana Mendonça de Souza

O bairro cubano Ybor, em Tampa | Foto por Poliana Mendonça de Souza

 

Em Saint Petersburg está a maior coleção dedicada a Salvador Dalí fora da Europa. O Museu Dalí fica no centro da cidade e pode ser combinado com uma ida às belas praias. St. Pete, como também é conhecida, fica a 40km de Tampa e 170km de Orlando.

 

Museu do Dalí em Saint Petersburg | Foto por

Museu dedicado à Salvador Dalí, em Saint Petersburg | Foto por Taty 2007 (CC BY 3.0)

 

Outra opção de bate-volta a partir de Orlando, a 172km, é a bela Saint Augustine, a cidade mais antiga dos Estados Unidos, fundada pelos espanhóis em 1565. É impossível não se apaixonar pela arquitetura da cidade, com seu farol, suas ruas fofas, e seus prédios suntuosos, como o hotel Casa Monica, a prefeitura e a Flager College.

 

Flager College, em St. Augustine | Foto por Poliana Mendonça de Souza

Flager College, em St. Augustine | Foto por Poliana Mendonça de Souza

 

Agora que você sabe que a Flórida é tudo isso e muito mais, pode aproveitar aquelas promoções todas de passagens para Miami sem medo de ser feliz!