Fiordes comprovam a beleza espetacular das paisagens da Noruega

A palavra mágica na Noruega é fjord, ou fiorde, uma formação geográfica comum no país, mas rara em outros lugares do mundo. Fiordes são entradas de mar ou de lago entre montanhas rochosas, e a contemplação dessa paisagem ou um passeio de barco entre esses paredões, é um dos pontos altos uma viagem à Europa.

 

Aqueles que estiverem interessados em conhecer os fiordes da Noruega precisam se afastar um pouco da capital, Oslo, e ir em direção ao oeste do país, onde está a maior concentração dessas belezas naturais. Os mais aventureiros podem ainda se dirigir ao norte, mais especificamente à cidade de Bodo, para visitar outros dois fiordes e, quem sabe, combinar a visita a uma caça pela aurora boreal.

 

Hardangerfjord

Trolltunga, a formação rochosa que dá fama ao | Foto Steinar Talmoen (CC BY SA 3.0)

Trolltunga, a formação rochosa que dá fama ao Hardangerfjord | Foto Steinar Talmoen (CC BY SA 3.0)

 

A cerca de 120km de Bergen está uma das paisagens mais representativas da Noruega, o Hardangerfjord. O segundo maior fiorde do país passa por 13 cidades da costa oeste e atrai visitantes de todo o mundo, que se aventuram entre cachoeiras, geleiras e montanhas e contemplam o cenário, famoso principalmente pela ponta de um penhasco projetada pelo horizonte conhecido como Trolltunga.

 

Geirangerfjord 

Belvedere Flydalsjuvet: vista privilegiada do Geirangerfjord | Foto Ximonic (CC BA-SA 3.0)

Belvedere Flydalsjuvet: vista privilegiada do Geirangerfjord | Foto Ximonic (CC BA-SA 3.0)

 

Situados entre os vilarejos de Geiranger e Hellesylt, o Geirangerfjord é um dos conjuntos de fiordes mais extraordinários da Noruega. Para visitá-lo, nada melhor do que ir de um vilarejo ao outro, de ferry, passando por 16 belos quilômetros por entre altos e imponentes penhascos. Se preferir, é possível avistar o fiorde do belvedere Flydalsjuvet, que pode ser acessado tanto por trilha (em média, 1h de caminhada) ou de ônibus.

 

Sognefjord

Aurlandsfjord, um dos braços do | Foto DeltaOmega~commonswiki (CC BY-SA 2.5)

Aurlandsfjord, um dos braços do Sognefjord | Foto DeltaOmega~commonswiki (CC BY-SA 2.5)

 

Esse fiorde próximo à cidade de Bergen, é composto por outros fiordes menores, como o Aurlandsfjord e Naeroyfjord. Para conhece-los, o ponto base é o vilarejo de Flåm. No entanto, pode ser mais interessante participar do Norway in a Nutshell, passeio que parte de Bergen, percorre paisagens deslumbrantes ao longo do caminho e passa também esses fiordes. Nessa viagem de um dia utiliza-se trem, ônibus e barco, cansativo, mas verdadeiramente formidável.

 

Lysefjord

Preikestolen, cartão postal máximo do Lysefjord | Foto Svein-Magne Tunli - tunliweb.no (CC BY-SA 3.0)

Preikestolen, cartão postal máximo do Lysefjord | Foto Svein-Magne Tunli – tunliweb.no (CC BY-SA 3.0)

 

Próximo à cidade de Stavanger, o Lysefjord chama atenção pelos incríveis passeios que podem ser feitos nos seus arredores. O mais famoso deles é o Preikestolen, um gigante platô de pedra com 604m de altura, que começa no pé do fiorde e é alcançável apenas por meio de trilha. O outro é o Kjeragbolten, uma surpreendente pedra encaixada em uma fenda entre dois rochedos, a 984m de altura.

 

 

 

sem-titulo-1Gostou dos fiordes e quer saber mais sobre as incríveis paisagens naturais da Noruega? O Guia O Viajante Norte da Europa traz informações sobre a capital, Oslo, e sobre dezenas de pequenos vilarejos encontrados pelo país.