10 atrações no Parque Nacional da Tijuca – Estrada das Paineiras

Belos entornos da Estrada das Paineiras | Foto: Grazi Calazans

 

Por Grazi Calazans

 

A Estrada das Paineiras é uma estrada asfaltada que se inicia no Alto da Boa Vista e leva até a entrada do Cristo Redentor. Aos finais de semana um bom trecho da via fica fechado para carros, se tornando um grande calçadão em meio à mata e uma excelente opção para um passeio regado a muito ar puro, belas paisagens e banhos de ducha natural.

Confira as outras atrações no Parque Nacional da Tijuca! 
Entre elas o Lago das Fadas, o Bico do Papagaio e o Morro do Anhanguera.

 

O nome paineiras vem de um antigo plantio de árvores da espécie paineira feito naquela área. Durante a caminhada você pode ter a sorte de se deparar com macacos curiosos que vem até a beira da estrada.

 

Pedra da Gávea vista da Estrada das Paineiras | Foto: Grazi Calazans

 

Em via asfaltada e com várias curvas de paisagens exuberantes, a Estrada é ideal para ir com crianças e para um passeio de skate ou de bicicleta. Também há algumas opções para quem quiser se exercitar ou praticar algum esporte mais radical, como uma parede de escaladas e alguns aparelhos de ginástica. São vários mirantes espalhados pela estrada, que tem cerca de 8km de extensão, desde a entrada no Alto da Boa Vista, até o Cristo Redentor, com vistas para a zona norte e a zona sul da cidade.

 

Em frente à ducha principal existe um mirante com uma linda vista para o Jocquey Clube, a Lagoa Rodrigo de Freitas e a praia de Ipanema. As duchas também servem para você encher sua garrafa com água pura e matar a sede nos dias de verão. A Estrada das Paineiras é uma excelente opção de passeio para todas as idades!

 

Como chegar

 

O acesso a Serra da Carioca pela Estrada das Paineiras pode ser feito por vários pontos da cidade. No Alto da Boa Vista, a estrada se inicia bem próximo à Praça Afonso Viseu e para chegar até aqui existem duas linhas de ônibus: 301 (Rodoviária x Alvorada) e 302 (Rodoviária x Recreio), ambas com ponto bem em frente ao Parque, nos dois sentidos. Ou seja, você pode pegar tanto vindo da Zona Oeste (Recreio e Barra da Tijuca, onde fica o terminal Alvorada), quanto vindo da Zona Norte (Rodoviária, passando pelos bairros do Maracanã e Tijuca). Basta descer na Praça Afonso Viseu e você logo avista a entrada do Parque.

 

Essa estrada, também conhecida como estrada do Redentor, é a mesma que dá acesso ao Cristo Redentor, então você pode acessá-la também pelo Corcovado, pelos bairros do Cosme Velho e Santa Tereza. Outros acessos – para quem está de carro – são pelo Jardim Botânico, pegando a Rua Pacheco Leão e a estrada da Vista Chinesa.

 

Horário de Funcionamento

 

Diariamente das 8h às 17h (até 18h no horário de verão).

 

Estrada das Paineiras | Foto: Grazi Calazans

 

Infra-estrutura

 

O setor da Serra da Carioca tem infra-estrutura para os visitantes, entretanto apenas mais próximos ao Corcovado. Nas áreas mais afastadas para o lado do Alto da Boa Vista, não há lugares para se comprar comida, portanto se você for fazer uma caminhada longa, é interessante levar lanches para desfrutar em um dos mirantes ou áreas de lazer do percurso.

 

Macaquinhos na Estrada das Paineiras | Foto: Grazi Calazans

 

Respeite o meio ambiente!

 

O Parque Nacional da Tijuca é um lugar incrível, que abastece o Rio de Janeiro com suas águas, além de ser o habitat de diversas espécies. É importante respeitarmos o ambiente com atitudes simples como levar o nosso lixo, não arrancarmos espécies da flora, não fazermos atalhos para evitar o risco de erosões e não utilizarmos produtos químicos como sabonetes e xampus, nos banhos de cachoeira. O uso consciente de espaços públicos e naturais ajuda a manter estes espaços sempre especiais para todos nós!