Dicas para noivos amantes de viagens

Casamento do Jayme e da Nívea, em Porto de Galinhas, Pernambuco

Casamento do Jayme e da Nívia, em Porto de Galinhas, Pernambuco

 

Por José Jayme

 

Vai casar? Muito bom! Festa, amigos reunidos, família confraternizando… e cada dia que passa os casamentos estão cada vez mais com a cara dos noivos. Nada de festas padronizadas com roteiros batidos. Tem muito casal escolhendo implementar seu estilo próprio na celebração do matrimônio.

 

Comigo não foi diferente e não seria difícil imaginar o que prevaleceu em nossa festa: viagens. Inclusive esse é o grande motivo do nome do blog de viagem que tenho com minha esposa: Juntando Mochilas (uma brincadeira com a expressão “juntando as escovas de dentes”). E com base nessa experiência, listamos aqui 4 dicas para casamentos de noivos amantes de viagens:

 

1. Convidados de fora

Sim, muitos convidados de fora! Imagine rever gente que você conheceu naquele mochilão da Europa, amigos de quando você fez intercâmbio ou quando morou em outra cidade para fazer faculdade? Se gostou da ideia, apenas tenha a certeza de convidá-los com bastante antecedência para que seus amigos possam se planejar. Certamente muitos deles estão organizando as próximas férias e têm total interesse em incluir seu casamento nesse roteiro.

 

2. Cota de lua de mel

A lua de mel é uma oportunidade única de incluir mais uma viagem na sua história. Muitos casais de viajantes até encaram a lua de mel como a parte mais importante do casamento. Mas juntar o custo do evento com a viagem pode sair caro demais, justamente por isso muitos casais optam pela cota de lua de mel em detrimento dos tradicionais presentes de casamento.

 

Diferente da lembrança física, a cota de lua de mel nada mais é do que uma ajuda financeira – às vezes com valor igual ou semelhante ao valor que o convidado iria gastar no presente de casamento – para a viagem de lua de mel. Nem todos estão acostumados com essa prática, mas ela vem se tornando comum.

 

Sites especializados em listas de presentes, como o iCasei, oferecem a possibilidade das cotas de lua de mel, assim como agências de viagem.

 

3. Decoração e buffet de viagem

Tudo que compõe o ambiente do matrimônio pode e deve incorporar o gosto do casal viajante. Ao invés dos noivinhos do bolo, duas mochilas ou plaquinhas de estrada. Fotos de viagens espalhadas em um varal ou mesmo comidas de lugares que vocês visitaram sendo servidas pelo buffet. No nosso casamento, fizemos um bar chamado “bebidas do mundo” com várias opções de destilados de vários países. Nesse quesito, não tem roteiro. Vale soltar a imaginação!

 

4. Cerimônia longe de casa

Para os mais radicais, essa modalidade de casamento é bastante interessante. Trata-se de casar em outra cidade, estado ou país, levando consigo os convidados. Sim, complicado, mas não impossível. Caro? Nem tanto. A quantidade de convidados deve ser menor e o evento em si, mais simples e reservado, o que barateia a festa.

 

Costumes e curiosidades nos casamentos mundo afora

 

Também não espere presentes pois os convidados já estarão investindo na viagem. Merece um planejamento antecipado para reserva de hotéis e compras de passagem, mas posso adiantar que será uma experiência inesquecível. O nosso ocorreu em Porto de Galinhas, a 80km de Recife, cidade onde moramos, e necessitou de um planejamento diferenciado, apesar de não ser tão distante assim da nossa residência.



José Jayme

José Jayme, trabalha na área de engenharia civil, é fã de cultura nerd, amante de esportes de aventura e, é claro, de viajar. Gosta de ir a lugares com forte identidade cultural e de conhecer pessoas para um papo agradável regado a uma boa cerveja ou uma taça de vinho. Tem também um blog de viagens com sua esposa, o Juntando Mochilas.

  1. Pedro

    Que irado! Minha esposa e eu fizemos isso, também. Uma cerimônia não tradicional, realizada por um amigo nosso.
    Eu não esperava muita coisa da festa, mas foi um momento especial com as pessoas que amamos. Como grana pra festa a gente tinha, o foco era na lua de mel mesmo. Foi aí que criamos um site de casamento na Wedy. Criamos a nossa lista de presentes em dinheiro por lá também.
    Vou até deixar o link aqui, de dica. Vai que alguém tenha interesse!
    Ele ajuda bastante, também, por ser grátis: https://site.wedy.com/

    Responder

Comentários

  • (will not be published)

* Comentários mediante moderação