O Curso Travel Writer 2 – A Missão

 

O Curso Travel Writer 2 – A Missão visa melhorar as habilidades de escrita dos alunos, especificamente na produção de textos de viagem, com foco na publicação profissional em três meios distintos (a escolher): guia, livro ou blog. O Curso, que dará aos alunos constante acompanhamento editorial por reconhecidos profissionais do mercado, será ministrado de forma presencial e a distância.

 

Duração do Curso

8 meses – de abril a novembro de 2019.

 

Local do Curso

Seu computador, de qualquer lugar. O curso será ministrado a distância – mas com encontros presenciais, de frequência mensal, em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

 

A quem o curso se destina

Alunos que cursaram o Curso Travel Writer 1, blogueiros de viagem e todos aqueles que, com uma prática mínima de escrita, independentemente de sua formação universitária, querem desenvolver e aprimorar a sua produção textual com enfoque em viagens e desejam ter o seu trabalho publicado.

 

Dinâmica do Curso

O aluno, na matrícula do Curso, escolhe em qual das três modalidades deseja se desenvolver – guia, livro e blog –, podendo optar por duas e até as três, de acordo com seu interesse e sua disponibilidade para trabalhar os textos.

Após uma primeira aula teórica, os alunos já se iniciam na escrita, cada um dentro do seu tempo, na modalidade escolhida.

Toda produção textual terá acompanhamento de um editor, e ao longo do Curso, o aluno perceberá a evolução do seu texto a ponto de ser publicado.  

Paralelamente, serão apresentadas vídeo-aulas com técnicas de escrita e dicas sobre conceitos da língua portuguesa.

Também serão oferecidos, ao longo do Curso, palestras virtuais com escritores de narrativas de viagem, debates online sobre livros de sucesso que transitam no gênero da narrativa de viagem e debates sobre como regiões geográficas são abordadas na literatura (e no cinema) mundial.

No tradicional Curso Travel Writer, que temos ministrado há dez anos, desde 2008, os alunos têm a oportunidade de fazer diversos exercícios de escrita em aula. Já, no Curso Travel Writer 2 – A Missão, toda a produção de texto será desenvolvida visando à publicação profissional, seja no formato de um conteúdo informativo para guia de viagens, de uma narrativa que irá virar um livro ou de posts que devem alimentar um blog.

Os trabalhos produzidos (guias de viagem e livros de narrativa) serão publicados com o selo da Editora O Viajante. Os autores, por sua vez, receberão direitos autorais após a publicação e venda.

 

Como serão as aulas

Outra diferença do Curso Travel Writer 2 – A Missão em relação ao primeiro é a sua característica EAD, que dispensa a necessidade presencial do aluno. Basicamente o ensino se dará por meio da edição, da revisão e da análise da evolução dos textos produzidos pelos próprios alunos, utilizando, como meios de comunicação, trocas de e-mails, conversas em grupos fechados e videoconferências.

Além disso, encontros presenciais facultativos, com trocas de ideias ao vivo e assessoria individual, acontecerão, mensalmente, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

 

Encontros presenciais

Os encontros entre os alunos e o editor não exigem a presença obrigatória. No entanto, é recomendável a participação do aluno – principalmente nas primeiras aulas – para alinhamento de objetivos e uma eficaz troca ao vivo e presencial entre a turma e o professor/editor, entre os próprios alunos e, individualmente, entre cada aluno e o professor/editor. Essas reuniões devem acontecer todo mês, por dois dias seguidos (geralmente sexta à noite, sábado de manhã e sábado à tarde), cada dia ou turno dedicado aos participantes de uma das três modalidades (guia, narrativa, blog). Eventualmente, se for preferência da turma, os encontros podem ser realizados apenas em finais de semana ou apenas à noite em dias de semana.

 

Em São Paulo

5 e 6 de abril |  10 e 11 de maio | 7 e 8 de junho

 

No Rio de Janeiro

19 e 20 de abril | 17 e 18 de maio |  14 e 15 de junho

 

Em Porto Alegre

12 e 13 de abril |  24 e 25 de maio | 21 e 22 de junho

 

Os locais, assim como as datas dos encontros de julho a novembro, serão posteriormente informados.

 

Período e conclusão

O Curso Travel Writer 2 – A Missão será ministrado de abril a novembro de 2019. Nesse período, o aluno deverá ter desenvolvido a sua escrita e produzido, sempre com acompanhamento pessoal de um professor/editor, e de acordo com a modalidade escolhida:

  • Um ou vários guias de viagem no formato e-book;
  • Um capítulo de sua autoria de um livro de narrativa de viagens, que será publicado pela editora O Viajante nos formatos impresso e e-book;
  • Posts de um blog que possui ou deseja criar ou que serão publicados no site O Viajante.

 

Modalidade: Guia de viagem

A quem se destina

Travel writers que desejam desenvolver, de forma qualificada, conteúdo sobre determinado lugar (cidade, região, bairro etc.), pelo qual têm interesse ou conhecimento, a fim de criar um guia de viagens digital, que será comercializado profissionalmente e renderá ao(s) seu(s) autor(es) direitos autorais sobre a venda.

 

Como se desenvolverá o Curso Travel Writer 2 – Guia de Viagens

O curso começa com uma base teórica (presencial ou a distância) sobre conteúdo, linguagem e mercado de guias de viagem.

Posteriormente, os alunos devem escolher uma localidade – que pode ser uma cidade, um bairro, uma região, um parque nacional ou qualquer lugar de interesse que conheça ou que planeja conhecer –, e começará, com a ajuda do editor, a desenvolver conteúdo sobre o local.

Esse conteúdo, por meio de aulas práticas, deverá ser organizado a fim de compor um guia de viagens digital.

Semanalmente, ou num espaço de tempo maior, se necessário, o aluno deve enviar o seu texto ao professor/editor, que fará correções, análises e sugestões sobre o texto/guia do aluno.

As observações do editor podem ser compartilhadas entre todos os alunos do curso da modalidade Guia (exceto se o aluno preferir privacidade). Os alunos também são incentivados a comentar e ajudar a evoluir o texto e o guia do colega, que eventualmente pode ser apresentado e discutido nas aulas presenciais.  

O guia pode ser desenvolvido individual ou coletivamente, conforme o interesse do aluno e a eventual afinidade de outros alunos por aquele destino.

De acordo com o aprendizado e a agilidade do aluno, mais de um destino/guia poderá ser produzido ao longo do curso pelo mesmo autor.

Viagens com o intuito de produzir guias poderão ser organizadas entre o editor e os alunos.

Ao final do curso, o aluno deve ter um ou mais guias produzidos e assinados por ele.

 

Conteúdo teórico do Curso Travel Writer 2 – Guia

  • Como criar um guia de viagem
  • A linguagem dos guias de viagem
  • Planejamento da viagem para escrever um guia
  • A criação de um guia após uma viagem não planejada para um guia
  • A escrita de um guia de viagem x a escrita de blogs com conteúdo de guia
  • Compreensão do público-alvo
  • Apresentação do destino
  • Informações práticas do destino: o que é relevante
  • Transportes para chegar e para circular – o essencial
  • Hotéis, albergues, pousadas – observação e crítica sobre acomodação
  • Restaurante, bares e comida de rua – crítica sobre gastronomia e locais gastronômicos
  • Atrações e passeios turísticos – como informar e sair do óbvio
  • Questões éticas sobre press trips e cortesias de hospedagem e restaurantes
  • O flerte narrativo nos guias de viagem
  • Como enriquecer e diferenciar um guia de viagem

 

Práticas do Curso Travel Writer 2 – Guia

  • Escrita completa de um guia de viagem de uma localidade do conhecimento do aluno
  • Viagem para escrever um guia (a definir com os alunos)
  • Edição e publicação de guias

 

Guias dos alunos – edição, distribuição e venda

Todo o processo de edição será feito com a participação do aluno.

Os guias serão diagramados em e-Pub, a fim de serem lidos como e-Book nas mais diversas plataformas, como Kindle, Sony Reader, iPhone etc.

Finalizados, os guias terão registro na Biblioteca Nacional e número de ISBN e passarão a ser distribuídos digitalmente para a venda nas principais lojas de livros virtuais do Brasil e do mundo, incluindo Amazon, Apple, Kobo.

Os alunos autores dos guias ganharão direitos autorais de 20% sobre o preço estipulado.

O pagamento dos direitos autorais se dará anualmente, no mês de dezembro de cada ano, pelo menos até dezembro de 2020, ou enquanto um novo guia e-Book daquele destino não for atualizado ou lançado por um novo autor.

Os autores dos guias terão prioridade na atualização das informações do seu e-Book, podendo assim manter seus direitos autorais por vários anos.

 

Benefícios do Curso Travel Writer 2 – Guia ao participante

  • Desenvolvimento e aprimoramento da escrita do aluno.
  • Capacitação como travel writer.
  • Aprendizado na criação de conteúdo informativo e de guias de viagem (impresso ou digital) com potencial de serem comercializados por editoras (como O Viajante, especializada em publicações de viagem) ou num próprio blog.
  • Contato e troca com alunos de todo o Brasil com interesses similares a ele.
  • A partir da produção e comercialização de guias, remuneração de comissionamento por meio de direitos autorais (com possibilidade de manter sua obra atualizada, garantindo o seu pagamento por um longo prazo).  
  • Em viagens com fins de produção profissional de guias, possibilidade de minimizar ou eliminar custos de viagem, como com hospedagem, alimentação e passeios.

 

Modalidade: Narrativa de viagem / Livro

A quem essa modalidade se destina

Escritores em potencial e viajantes que desejam aprimorar a sua escrita e participar de um livro narrativas de viagens como coautor, assinando um capítulo criado por ele, ou como assistente de edição, colaborando na produção da obra.

Todos que desejam participar do processo editorial da produção de um livro, acompanhando todas as fases – criação, escrita, edição, revisão, diagramação, ilustração, definição de capa, impressão gráfica, registros, lançamento, venda.

 

Como se desenvolverá o Curso Travel Writer 2 – Livro/Narrativas de viagens

O curso começa com uma base teórica sobre a linguagem de narrativas em geral e, especificamente, narrativas de viagens, técnicas de desenvolvimento de texto, o mercado editorial e o estudo de alguns livros conceituados.

Posteriormente, os alunos começam a planejar a sua história e apresentar os primeiros esboços.

Toda a história do aluno deverá ser organizada como um capítulo de um livro/narrativa de viagens.

Semanal ou quinzenalmente (ou num espaço de tempo maior, se necessário), o aluno deve enviar o seu texto ao editor, que fará correções, análises e sugestões sobre o texto e a história do aluno.

As observações do editor podem ser compartilhadas entre todos os alunos do curso da modalidade Narrativa (exceto se o aluno preferir privacidade). Os alunos também são incentivados a comentar e ajudar a evoluir os textos e as narrativas dos colegas, que eventualmente podem ser apresentados e discutidos nas aulas presenciais.  

A história do aluno, até o final do curso, terá as avaliações de dois editores e um revisor, todos profissionais do mercado.

Caso o aluno não deseje escrever, mas ainda assim se inteirar do processo de criação do livro, pode participar como assistente de edição, com tarefas que serão designadas pelo editor.

Paralelamente, além da escrita e edição, os alunos acompanharão todo o processo de criação de um livro, como revisão, diagramação, ilustração, definição de capa, registro na Biblioteca Nacional, catalogação bibliográfica, impressão gráfica, conversão para e-Pub, lançamento, divulgação e venda.

Ao final do curso, o livro/narrativa de viagem com autoria dos alunos será lançado comercialmente, em versões impressa e digital.

 

Conteúdo teórico do Curso Travel Writer 2 – Livro/Narrativa

  • Como criar uma história a partir de uma viagem
  • A escrita criativa: o que é e como desenvolver
  • Elementos da narrativa: personagens, tempo, espaço, enredo
  • A linguagem da narrativa de viagens
  • Aprendendo com os mestres das narrativas de viagem
  • Viajantes e personagens: quem é quem
  • Os pecados da narrativa de viagem
  • O narrador/viajante observador, protagonista ou onisciente
  • Coesão e coerência
  • Descrição cena a cena
  • Ponto de vista, diálogos e sumário
  • Fluxo de consciência e símbolos do status de vida
  • A jornada do herói e a jornada do viajante
  • O flerte com os guias de viagem
  • A língua portuguesa jogando a favor

 

Práticas do Curso Travel Writer 2 – Narrativa

  • Escrita de textos (na 1ª ou 3ª pessoa) que formarão um capítulo de um livro/narrativa
  • Escrita de sinopse e apresentação do autor
  • Acompanhamento de todo o processo da criação de um livro, do trabalho com o autor, a edição e publicação

 

Livro dos alunos – edição, distribuição e venda

Todo o processo de edição será feito com a participação dos alunos.

O livro será diagramado para uma versão impressa (tiragem limitada) e outra em e-Pub.

Finalizado, o livro terá registro na Biblioteca Nacional e ISBN.

A versão impressa ganhará evento de lançamento e distribuição física (de acordo com as condições de mercado); a versão digital será distribuída para a venda nas principais lojas de e-books do Brasil e do mundo, incluindo Amazon, Apple e Kobo.

Os alunos coautores do livro ganharão direitos autorais na proporção (conforme o número de coautores) sobre 10% do preço estipulado no livro físico e 20% do livro digital.

O pagamento dos direitos autorais se dará anualmente, no mês de dezembro de cada ano.

 

Benefícios do Curso Travel Writer 2 – Livro/Narrativa de viagens ao participante

  • Desenvolvimento e aprimoramento da escrita do aluno.
  • Capacitação como travel writer.
  • Aprendizado na escrita e criação de um livro – mais especificamente um capítulo – durante o período do Curso.
  • Contato e troca com alunos de todo o Brasil com interesses similares a ele.
  • A partir da publicação e comercialização do livro, remuneração de comissionamento por meio de direitos autorais (porcentagem rateada entre todos os coautores).

 

Modalidade: Blog de viagem

A quem essa modalidade se destina

Blogueiros experientes e iniciantes que desejam aprimorar a sua escrita.

Blogueiros que desejam ter um trabalho de coaching editorial em seus textos e blog.

A todos, blogueiros ou não, que desejam ter seus textos publicados, em blog próprio ou sites de viagem.

 

Como se desenvolverá o Curso Travel Writer 2 – Blog

O curso começa com uma base teórica sobre o conteúdo e as diferentes linguagens que um blog de viagem pode utilizar.  

Posteriormente, os alunos começam a desenvolver as suas histórias ou o conteúdo desejado.

Semanal ou quinzenalmente (ou num espaço de tempo a definir), o aluno deve enviar o seu texto ao editor, que fará correções, análises e sugestões sobre a produção do aluno.

As observações do editor podem ser compartilhadas entre todos os alunos do curso da modalidade Blog (exceto se o aluno preferir privacidade). Os alunos também são incentivados a comentar e ajudar a evoluir os textos e o conteúdo do colega, que eventualmente podem ser apresentados e discutidos nas aulas presenciais.  

Um projeto maior de texto/posts pode ser desenvolvido com o aluno, caso este tenha interesse num trabalho de blog diferenciado.  

Viagens com o intuito de produzir conteúdo poderão ser organizadas entre o editor e os alunos.

 

Conteúdo teórico do Curso Travel Writer 2 – Blog

  • A linguagem dos blogs de viagem
  • Planejamento da viagem para escrever um blog
  • A criação de posts de viagem após uma viagem não planejada
  • A escrita de blogs de viagem x a escrita de guias de viagem
  • Compreensão do público-alvo
  • Apresentação do destino
  • Hotéis, albergues, pousadas – observação e crítica sobre acomodação
  • Restaurante, bares e comida de rua – crítica sobre gastronomia e locais gastronômicos
  • Atrações e passeios turísticos – como informar e sair do óbvio
  • Questões éticas sobre press trips e cortesias de hospedagem e restaurantes
  • Como enriquecer e diferenciar um blog de viagem
  • A linguagem da narrativa de viagens e o uso nos blogs
  • Os pecados da narrativa de viagem
  • O narrador/viajante observador, protagonista ou onisciente
  • A jornada do herói, a jornada do viajante e a jornada do blogueiro
  • A língua portuguesa jogando a favor

 

Práticas do Curso Travel Writer 2 – Blog

  • Escrita de posts/guia para um blog viagem
  • Escrita de posts/narrativa para um blog de viagem
  • Viagem para escrever um blog (a definir com os alunos)

 

Benefícios do Curso Travel Writer 2 – Blog aos participantes

  • Desenvolvimento e aprimoramento da escrita do aluno, com acompanhamento de um editor profissional.
  • Capacitação como travel writer.
  • Aprendizado e desenvolvimento na criação de conteúdo informativo ou narrativo na forma de posts para blogs.  
  • Contato e troca com alunos de todo o Brasil com interesses similares a ele.
  • Produção de conteúdo e posts que serão publicados em blogs e sites de viagem.  
  • Em viagens com fins de produção profissional de conteúdo para blog, possibilidade de minimizar ou eliminar custos de viagem, como com hospedagem, alimentação e passeios.

 

VOLTAR