Conheça Sesimbra e seus paraísos escondidos

Portugal é muito conhecido por suas belas praias no Algarve. E então todo mundo pensa que é só isso: praia = Algarve. Enganam-se todos, porque há muitas outras praias para visitar em Portugal que são incríveis, e que você nem precisa ir tão longe. Neste post vamos apresentar Sesimbra e seus principais pontos de interesse para você começar a arrumar as malas preparado!

 

Texto por Isabella Mércio e Lucas Ferreira

 

Sesimbra é um município localizado no distrito de Setúbal, na região da Estremadura, a cerca de 40 quilômetros de Lisboa. O principal para quem visita Sesimbra é não deixar de ir à Praia da Ribeira do Cavalo, à Serra da Arrábida, à Lagoa de Albufeira e ao Cabo Espichel.

 

 

Mais sobre Portugal:

 

Ribeira do Cavalo – Sesimbra

 

Praia exótica com acesso por trilha ou barco em Sesimbra, Portugal

 

Está a fim de acrescentar um destino mais exótico em sua viagem? Então definitivamente a Praia da Ribeira do Cavalo deve estar em sua lista. Para chegar até lá há duas opções:

 

  1. A pé: é uma caminhada entre 20 e 30 minutos em trilha selvagem. O caminho é uma descida íngreme e requer atenção, mas não há um visitante que diz ter se arrependido. Vá com calma, mas vá!

  2. De barco: saindo de Sesimbra há opções de passeios para até 4 pessoas em barco. O trajeto leva aproximadamente 10 minutos e vale a pena se você não estiver tão imerso no espírito aventureiro ou se estiver com crianças. Ah, o passeio, obviamente, é pago.

 

A praia é repleta de formações rochosas. Uma delas se assemelha à uma cabeça de cavalo, daí a origem do nome Ribeira do Cavalo. A cor da água é surreal e muito convidativa – embora a água em Portugal seja gelada!

 

O local é escondido, então lembre-se de levar uma mochila com água e comida (coisas leves como frutas, barrinhas de cereal, biscoitos, etc..), pois não há restaurantes e nem bares na beira da praia. Se for para passar o dia, capriche ainda mais nos mantimentos.

 

Vai para Portugal? Nosso Guia O Viajante Europa Mediterrânea

pode lhe acompanhar na jornada!

 

Como chegar?

Seja qual for a sua escolha, a pé ou de barco, diriga-se ao Clube Naval de Sesimbra. De lá saem os barcos e também fica ao lado da trilha que leva para a praia.

 

Serra da Arrábida – Sesimbra

 

A praia mais bonita da Europa | Foto: Isabella Mércio e Lucas Ferreira

 

Com certeza um dos lugares mais bonitos que visitamos por aqui. Integrada com o Parque Natural da Arrábida, possui uma estrada que liga várias pequenas praias, entre elas está a mais bonita da Europa: a praia de Galapinhos. Esse é definitivamente um lugar para visitar em Portugal e que merece um roteiro de dia todo. A melhor opção para o passeio é alugar um carro, assim você consegue visitar as praias do Parque: Portinho da Arrábida, Figueirinha, Galapinhos e outras. Algumas praias têm mais estrutura, como a da Figueirinha, que tem até banheiros químicos. Outras, porém, como Galapinhos, não possuem nada além da beleza natural.

 

Como chegar?

 

O acesso pode ser feito pelas seguintes estradas:

  • A12 de Setúbal para Lisboa, via Ponte Vasco da Gama;

  • A6 para Évora, Estremoz e fronteira do Caia (para Espanha);

  • A2 ligação a Lisboa e Norte pela ponte 25 de Abril;

  • EN 10 ligação a Lisboa por Azeitão, Quinta do Conde e Almada;

  • Pelo Sul, o acesso pode ser feito através da A2-IP1 ou EN 5.

 

Lagoa de Albufeira – Sesimbra

 

Local ideal para prática de kitesurf, windsurf e vela em Sesimbra, Portugal

 

Albufeira significa lagoa, e Portugal está cheio delas! Com uma extensa faixa de areia e águas calmas, é um destino muito escolhido por turistas com crianças e por esportistas. A praia é bastante ventosa, criando condições para a prática de windsurf, kitesurf e vela. A lagoa possui também uma fauna diversa, e integra a Reserva Ecológica Natural.

 

Todos os anos no início da primavera, entre final de março e início de abril, é feita a abertura da lagoa ao mar. O trabalho é feito para assegurar a qualidade das águas e do ecossistema local. Durante esse processo, que dura alguns dias, é proibido nadar ou praticar atividades aquáticas, pois a força da água fica acima do normal. Por isso, se sua visita estiver marcada para esse período, busque se informar para não perder o passeio.

 

 

Como chegar?

 

  • A2 ligação a Lisboa e Norte pela ponte 25 de Abril;

  • EN 10 ligação a Lisboa por Azeitão, Quinta do Conde e Almada;

  • Pelo Sul, o acesso pode ser feito através da A2-IP1 ou EN 5.

 

Cabo Espichel – Sesimbra

 

Cabo Espichel, ponto mais a oeste da freguesia de Castelo, em Sesimbra, Portugal | Foto: Isabella Mércio e Lucas Ferreira

 

Apenas olhando não é possível imaginar o quanto venta aí em cima! Isso porque o Cabo Espichel marca a extremidade sudoeste da península de Setúbal. É um local muito seco, de pouca vegetação e, por causa do vento, de poucos residentes animais, principalmente aves.

 

Junto ao Cabo Espichel está localizado o Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel, também conhecido como culto à Nossa Senhora da Pedra Mua.

 

A igreja foi construída no século XIV, em homenagem à seguinte lenda:

 

“Dois idosos, um de Alcabideche e outro da Caparica, sonharam com uma luz a brilhar no cabo Espichel que a Virgem lhes recomendara seguir. Ambos se puseram a caminho seguindo a misteriosa luz que continuava a brilhar todas as noites. Quando chegaram ao cabo, ficaram maravilhados ao verem a imagem da Virgem Maria montada numa mula que subira a escarpada arriba deixando nas pedras as marcas das suas patas.”

 

No século XVIII, ao redor do santuário foram construídas habitações para os peregrinos que ali passavam, movidos pela lenda.

 

 

Como chegar?

 

  • A partir de Sesimbra (14,6 km) – pela N379; ou
  • A partir de Setúbal (38,9 km) – N10 e N379.