Castelo Neuschwanstein: a inspiração de Walt Disney

De acordo com o ranking do Germany National Tourist Board, o Castelo Neuschwanstein está em 3º lugar dentre 100 atrações alemãs mais visitadas.

 

O Castelo Neuschwanstein | Foto: Thomas Wolf (CC 2.0)

 

Por Amanda Gelpi

 

E não é para menos, visto que o castelo, a inspiração de Walt Disney para a criação do castelo da Bela Adormecida, é realmente um lugar mágico e um passeio indispensável para quem vai ao sul da Alemanha. Na verdade, eu diria que, independentemente de onde você estiver na Alemanha, se tiver oportunidade, faça uma visita ao castelo, não irá se arrepender.

 

Vai para a Alemanha? O Guia O Viajante Norte da Europa 

pode ser seu grande companheiro de viagem. 😉

 

A história

 

O Castelo de Neuschwanstein (traduzindo para o português, seu nome é algo como “o novo cisne de pedra”) fica localizado próximo a duas cidades bávaras, Schwangau e Füssen. Foi construído na segunda metade do século XIX, a mandado do Rei Ludwig II, o rei “louco” da Baviera. Porém ele faleceu antes do Castelo ficar totalmente pronto, o que significa que não chegou a morar lá por muito tempo (dormiu cerca de 186 noites no castelo antes de falecer). Apesar do fato de o castelo não estar pronto, a construção é belíssima externa e internamente, e recebe milhares de visitantes diariamente (em média 1,4 milhões de turistas por ano e 6 mil visitas por dia durante o verão.).

 

O castelo visto de cima | Foto: Jeff Wilcox (CC 2.0)

 

Leia também:

 

Ludwig II ordenou a construção do castelo por gostar de viver afastado. Ele foi nomeado rei bem cedo, com 18 anos, nunca casou e nem teve herdeiros. Tinha apenas um irmão, o qual considerava Ludwig louco e incapaz de governar a Baviera. Ludwig contribui para a construção do castelo, coordenando cada detalhe do design. O edifício deveria ter mais 400 salas se sua construção houvesse sido terminada. Neuschwanstein foi construído com tudo o que havia de mais avançado na época em quesito tecnologia: chão aquecido, toaletes automáticos e até uma espécie de telefone.

 

Em 1886, Ludwig II morreu misteriosamente após ter sido exilado pelo irmão nas proximidades do lago Starnberg.

 

Visitando

 

A visita guiada no castelo, que dura cerca de 20 minutos, pode ser feita em inglês ou em alemão (para quem não fala nenhuma dessas línguas, pode-se adquirir o áudio-guia em outra língua, como por exemplo o português) e só apresenta 19 salas do castelo. Entre elas estão: o salão de festa, o quarto de Ludwig II, a cozinha, o hall onde ficaria o trono e o lugar onde o rei comia (sozinho). Neste último havia uma “mesa-elevador”, engenhoca que desceria até a cozinha, onde a comida era servida, para depois subir até o rei, pois dessa forma ele teria o mínimo de contato possível com outras pessoas.

 

Outro ângulo | Foto:  M.violante (CC 2.5)

 

Se você procurar na internet fotos do Neuwschwanstein, com certeza você verá a famosa vista da ponte Marienbrücke, porém quando eu fui, no inverno, a ponte estava fechada devido ao tempo. Ainda sim, as fotos de outros ângulos são igualmente incríveis.

 

Chegando ao castelo

 

Quando visitei o castelo, estava hospedada em uma cidade próxima a Munique. Eu já tinha comprado os ingressos (isso é muito importante, porque os ingressos esgotam com facilidade, então é bom comprá-los com bastante antecedência). Meu horário de visita era às 9h30 da manhã, então parti bem cedinho e peguei o trem da cidade que eu estava até Füssen.

 

Castelo Neuschwanstein | Foto: Amanda Gelpi

 

Descendo na estação de Füssen, você já vê a movimentação dos turistas em direção ao castelo e consegue ver até o próprio castelo ao longe. Caminhei até a bilheteria para retirar os ingressos. Depois de retirar os ingressos, a subida para o castelo, que é longa, pode ser feita a pé, de ônibus ou de charrete (sim! Você pode subir sendo puxada por cavalos). Eu subi a pé e é uma caminhada cansativa, mas dá para aproveitar e ir parando para fotografar, porque, a cada passo, é um ângulo diferente que deixa o castelo mais bonito e mágico. Além de ter duas visões diferentes de cada lado: para um lado, você tem o famoso Neuschwanstein e para o outro lado você tem o Hochschwangau.

 

Castelo Hochschwangau | Foto: Amanda Gelpi

 

Ao chegar ao topo da montanha, de frente para o castelo, a paisagem é de tirar o fôlego. Lá em cima há alguns televisores com os horários dos passeios guiados, então você pode ficar sossegado tirando foto e apreciando a paisagem enquanto aguarda.

 

 

Outros castelos próximos

 

Além do Neuschwanstein, no mesmo terreno, há o castelo Hochschwangau, que foi onde Ludwig cresceu. Lá ainda há o quarto de Ludwig para se visitar. É um castelo bonito e, sem dúvida, um passeio que vale a pena. Há também o Castelo Linderhof, mas ele já fica um pouco afastado do Neuschwanstein, e é aonde de fato Ludwig viveu.

 

Se, por acaso, você comprar a visita guiada já com o ônibus de turismo, provavelmente eles te levarão aos dois ou aos três castelos. Eu não gosto de visitas fechadas com ônibus de turismo e agências, e prefiro fazer tudo por conta própria. Acaba saindo mais barato e a experiência de se virar em um lugar novo e diferente é só sua.

 

Füssen

 

Ao final da visita, desci tudo a pé novamente, e como ainda era cedo, decidi passear por Füssen. É uma cidade pequena, mas muito charmosa. Retrata bem a arquitetura antiga e alguns estabelecimentos ainda usam letreiros medievais.

 

Casa em Fussen | Foto: Amanda Gelpi

 

É um passeio rápido, porque a cidade não é muito grande, mas vale bastante a pena.

 

Sobre os ingressos:

 

Recomendo reservar com antecedência, pois é uma atração muito concorrida e pode acontecer de não haver mais ingressos, ou de você ficar na fila por bastante tempo. O preço para a visita ao Neuschwanstein é 13 euros e eu acredito ser  um preço justo ser uma visita tão legal e tenho certeza de que cada euro vale a pena. No site, eles têm combos que você pode comprar e visitar os outros castelos também.

 

Se você quer se adiantar e comprar os ingressos, pode conferir aqui os preços e pacotes e também os horários de vista.

 

Serviço

 

Ticketcenter
Neuschwanstein-Hohenschwangau

Alpseestraße 12, D-87645 Hohenschwangau 
Telephone +49 (0) 83 62 – 9 30 83 – 0
Fax +49 (0) 83 62 -9 30 83 – 20 
www.ticket-center-hohenschwangau.de