Canal Saint-Martin, em Paris, será inteiramente esvaziado para limpeza

Foto por #PhilippeCPhoto

 

Para limpar as águas, remover o lixo e modernizar a estrutura, a Prefeitura de Paris começou hoje a drenagem do canal de Saint-Martin, popular local no 10º distrito de Paris. Para a realização da obra o canal precisará ser esvaziado; o processo, que deverá ser finalizado em abril, custará €9,5 milhões.

 

Cerca de metade dos 4,5km do Canal Saint-Martin são subterrâneos, por isso, a drenagem será realizada em um trecho de menos de 2km. A obra se iniciará na altura da estação de metrô Stalingrad e terminará nas imediações da rue du Faubourg du Temple, via que corta o canal já na parte final.

 

Em drenagens anteriores, realizadas em 1993 e 2002, no fundo do canal foram encontrados dezenas de objetos inusitados – garrafas cheias e vazias, bicicletas, motocicletas, scooters, projéteis da Primeira Guerra Mundial, peças de ouro, cadeiras de rodas e até um vaso sanitário.

 

Canal Saint-Martin | Foto por #PhilippeCPhoto

Canal Saint-Martin | Foto por #PhilippeCPhoto

 

Fim de tarde no Canal Saint-Martin | Foto por #PhilippeCPhoto

Fim de tarde no Canal Saint-Martin | Foto por #PhilippeCPhoto

 

Durante a realização da drenagem, a faixa de pedestres e a ciclovia do Canal Saint-Martin seguirão em funcionamento. Os tapumes que o cercarão vão ganhar diferentes exposições – uma delas se concentrará em aspectos pouco conhecidos a respeito dos canais parisienses, incluindo curiosidades sobre o Patrimônio Histórico do entorno. No site da prefeitura de Paris, PDFs das imagens dessas exposições estão disponíveis para download.

 

Construído no começo do século XIX, a mando de Napoleão para o fornecimento de água potável, o canal teve uma importância significativa para o tráfego de barcos até meados dos anos 1960. Hoje, abriga lojinhas e restaurantes descolados no seu entorno e é especialmente popular no verão, quando locais e turistas se reúnem para beber e observar os barquinhos passando.

 

No inicio dos anos 2000 o Canal Saint-Martin se tornou especialmente conhecido do grande público pelo aparecimento no filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain – logo no começo, Amélie aparece atirando pedrinhas no canal.

 

Lembrou da cena?

Lembrou da cena?

 

Saiba mais:

The Guardian

Prefeitura de Paris

RFI Brasil