Camden Town: o subversivo em Londres

Por Mike Knell via Wikimedia Commons

Por Mike Knell via Wikimedia Commons

 

Por Bárbara Mello

 

Uma das coisas mais encantadoras da Inglaterra e, particularmente, de Londres, é a sua capacidade de ser, ao mesmo tempo, conservadora e liberal; careta e alternativa; convencional e subversiva. Paralelamente, quando pensamos em Londres, imaginamos uma cultura rígida, de pessoas pontuais e impecavelmente vestidas, mas não podemos negar a presença exalante da cultura alternativa na cidade.

 

Como pessoa de alma paradoxa que sou, inevitavelmente, a ambiguidade cultural inglesa foi parte do motivo pelo qual eu escolhi este país para, dentro de alguns meses, chamar de minha segunda casa.

 

Um dos grandes expoentes do punk rock, berço de bandas consagradas como “The Clash” e “Sex Pistols”, essa última famosa por sua canção “God Save The Queen”, Londres reúne o que de mais genuíno existe em termos de cultura alternativa, a qual se mistura muitíssimo bem com toda a imponência e pomposidade pela qual é também mundialmente conhecida.

 

Um dos maiores exemplos da diversidade cultural de Londres pode ser encontrado no noroeste da cidade. Bem-vindo a Camden Town, o bairro londrino associado à cultura alternativa e à subversão. O lugar mais exótico e inusitado da capital da terra da Rainha, o lugar em que ser diferente é normal. O lugar em que viveu Charles Dickens. O lugar em que viveu e morreu Amy Winehouse. O lugar imortalizado por Morrissey na música “Come back to Camden”.

 

 

camden-town

 

Tatuagens, piercings, moicanos, cabelos coloridos, coturnos e roupas exóticas. Tudo isso e muito mais fazem parte do cenário de Camden Town, um cenário colorido, movimentado e com uma das atmosferas mais vibrantes de toda a Europa.

 

Ponto de parada obrigatório para quem visita Camden Town, Camden Lock é famoso por seu mercado, bem como por seus bares espalhados ao longo do canal. Tomar uma cerveja (ou várias) sentado no chão, do lado de fora dos pubs ou na beira do canal é tradição no verão.

 

 

O mercado de Camden Lock é o mais famoso de Londres, um dos mais conhecidos do mundo, e uma das principais atrações turísticas da terra do chá das cinco, e não é sem razão: oferecendo roupas descoladas, comidas exóticas, excelentes cervejas, artesanato curioso e drogas dos mais variados tipos, o mercado de Camden Lock fica aberto todos os dias, das 10h às 18h, tendo nos fins de semana seus dias mais populares, quando recebe cerca de 100 mil visitantes.

 

20130714-213648

 

Deixe as convenções e as ideias pré-concebidas de lado e afunde-se no subversivo mundo alternativo londrino. Deguste uma ótima cerveja e uma comida típica indiana ou chinesa; ouça um rock alternativo em algum dos vários pubs do bairro; compre acessórios inusitados e conheça as pessoas mais exóticas que você poderá encontrar em toda a sua vida.

 

Quando em Londres, portanto, não deixe de visitar Camden Town. Eu, particularmente, mal posso esperar para voltar.