A paradisíaca ilha Oahu, no Hawaii

Por Jimmy Duarte

 

Oahu é a principal ilha do Hawaii, onde se encontram Honolulu, a capital, e North Shore, a Meca do surf. O lugar é simplesmente lindo, com muitas praias, montanhas e natureza. Também possui uma enorme infraestrutura, com restaurantes, shoppings, hospitais e empresas.

 

Onde se hospedar

 

A maioria dos turistas fica no bairro de Waikiki, em Honolulu, onde se encontra a maior concentração de hotéis e a lindíssima Waikiki Beach – onde, todo o final de tarde, o povo se reúne para assistir ao pôr do sol ao som de hula num luau tipicamente havaiano.

 

Waikiki

Waikiki | Foto por Jimmy Duarte

 

Todavia, caso você seja da galera do surf, possivelmente vai querer se hospedar em Haleiwa (a cerca de 1h de Honolulu), uma cidadela que fica do outro lado da ilha, no North Shore, onde se encontram as famosas praias que são praticamente exclusivas para o surf: Pipeline (corais afiados e rasos), Rock Point (com ondas mais tranquilas), Waimea Bay (as maiores ondas do North Shore) e Sunset (considerada uma das melhores “direitas” do planeta). Para banho e snorkeling, existe a lindíssima Pupukea. Haleiwa não tem a mesma infraestrutura de Honolulu… mas quem se importa?

 

Waimea Bay

Waimea Bay | Foto por Jimmy Duarte

 

O que conhecer e o que fazer

 

1. Conheça todas as praias de surf: Pipeline, Waimea Bay, Sunset e Rock Point;

 

2. Conheça as praias para banho e de apreciação da vida marinha: Hanauma Bay (você precisa pagar a entrada e, ainda, assistir um vídeo sobre a preservação do local), Pupukea, Lanakai e Kailua (são como praias caribenhas, pela cor da água e por não possuir ondas) e Waikiki Beach (a praia da cidade);

 

Kailua

Kailua | Foto por Jimmy Duarte

 

3. Tome um shave-ice (sobremesa feita à base de gelo raspado, que parece um sorvete);

 

4. Participe de um luau;

 

5. Faça uma aula de surf, caso você nunca tenha surfado – como eu;

 

6. Conheça o Kualoa Ranch (lugar que serviu de set para diversos filmes e séries, como Jurassic Park e nada mais, nada menos do que Lost);

 

Kualoa Ranch

Kualoa Ranch | Foto por Jimmy Duarte

 

7. E para aqueles que gostam de compras… existe o Ala Moana Shopping, com marcas famosas e bons restaurantes;

 

Observação: o único passeio que não gostamos tanto foi Pearl Harbor (aquela antiga base que foi atacada pelos japoneses na Segunda Guerra Mundial). Existe um clima meio patriótico demais, militar, que não gostamos muito… todavia, se der tempo, vale a pena conhecer também.

 

Sobreviventes de Peal Harbor

Sobreviventes de Peal Harbor | Foto por Jimmy Duarte

 

Melhor época para ir

 

No Hawaii é verão o ano todo. Mas você precisa levar em consideração que, no inverno do Hemisfério Norte (final de novembro até março) começa a temporada de ondas grandes e, com isso, a etapa final do campeonato internacional de surf. Se você não for surfista, é melhor evitar este período, pois tudo fica lotado e, nas praias você não conseguirá nem molhar os pés.

 

Mergulhadores Oahu

Mergulhadores em Oahu | Foto por Jimmy Duarte

 

Quanto tempo ficar

 

A vida toda! Recomendo ficar pelo menos de cinco a sete dias só em Oahu, para aproveitar cada coisa sem pressa, bem ao estilo havaiano.

 

Pôr do sol e música havaiana

Pôr do sol e música havaiana | Foto por Jimmy Duarte