A Cidade do Queijo: Alkmaar, Holanda – com vídeo e galeria de fotos

O Kaasmarket movimenta a pequena Alkmaar, no norte da Holanda | Foto: Sarita Reed

 

Por Vinícius Henrique Fontana | Fotos: Sarita Reed

 

Nas sextas-feiras entre 31 de março e 29 de setembro, a cidade de Alkmaar, no norte da Holanda, vira sinônimo de queijo. Mais de 100 mil turistas são esperados nessa pequena e simpática cidade a fim de conhecer o maior mercado de queijos a céu aberto do mundo: o Kaasmarket.

 

A Holanda produz anualmente cerca de 675 mil quilos de queijo | Foto: Sarita Reed

 

Às 10h, os sinos ecoam na praça Waagplein anunciando o início das vendas. Mais de 30.000 quilos de queijos são ofertados anualmente, seguindo uma tradição que data de 1622. O transporte é realizado da mesma forma há séculos: oito queijos, cada um pesando cerca de 13kg, são colocados em uma gôndola e carregados por duas pessoas.

 

Usando trajes típicos, os trabalhadores correm freneticamente de um lado para outro, oferecendo um divertido espetáculo aos visitantes. Vale inclusive pechinchar: basta bater palmas e oferecer um preço especial pela peça.

 

A equipe oficial de “carregadores” de queijo conta com 30 pessoas | Foto: Sarita Reed

 

Ao redor da praça central, dezenas de barraquinhas vendem, além do tradicional queijo, sapatos de madeira, peixes, artesanato e outros produtos típicos da região.

 

Para Karin Pastoor, proprietária de uma das tendas, a feira é uma grande oportunidade para os negociantes locais: “É uma oportunidade para que possamos mostrar aos visitantes a cultura holandesa. Todos os queijos são de fazendas, então é uma experiência bastante autêntica”, relata.

 

Os queijos vêm das fazendas locais | Foto: Sarita Reed

 

Para muitos turistas, essa é uma oportunidade de ter ao alcance uma variedade única de queijos internacionalmente reconhecidos por sua qualidade. Szuying Lee, de Taiwan, visitou a feira junto com outras duas amigas, uma de Hong Kong e outra da Irlanda, e relatou ter gostado da experiência: “O queijo holandês é conhecido por ser o melhor do mundo, e estamos comprovando isso”, conta.

 

 

Às 14h, os queijeiros recolhem tudo e colocam os produtos nos caminhões e barcos, prontos para retornar na semana seguinte. O Kaasmarket acontece todas as sextas-feiras e a entrada é gratuita. A edição deste ano também conta com uma novidade: um mercado de queijos noturno, que acontecerá apenas em datas especiais. A programação completa pode ser conferida aqui (em inglês).

 

Galeria de fotos

 

Fotos de Sarita Reed – todos os direitos reservados.