7 atrações para visitar a pé em Ho Chi Minh, Vietnã

HCM é um eterno contraste entre o antigo e o moderno, entre o ocidente e o oriente | Foto: Iami Gerbase

 

Por Carolina Caio

 

O Distrito 1 da cidade de Ho Chi Minh (antiga Saigon) é uma das regiões da cidade mais procuradas por turistas, principalmente ao procurar hospedagem. Porém, o Distrito 1 não se restringe apenas a hospedagem, nele há diversos shoppings, restaurantes e é onde estão concentrados os principais pontos turísticos da cidade.

 

Todas essas atrações são bem próximos uns dos outros e a região é agradável para caminhar, então não caia na besteira de fazer um tour de van (e digo isso por experiência própria), pois você vai acabar visitando os locais com pressa. Os tours de van oferecidos pelas agências de turismo e hotéis passam pouco tempo nos pontos turísticos de modo que a visita se torna um pouco superficial, além de ficar preso no caótico trânsito da cidade.

 

Então, para aproveitar melhor, e para ajudar a visitar com calma essa região da cidade, listei aqui os 7 principais pontos turísticos do Distrito 1 que podem ser facilmente visitados a pé.

 

Palácio da Reunificação

 

O Palácio da Reunificação tem importância histórica e arquitetônica | Foto: Carolina Caio

 

O enorme Palácio é cercado por portões de ferro e grandes jardins. Durante a visita é possível conhecer seu interior e subir até o terraço. O nome do palácio é uma homenagem ao fim da Guerra do Vietnã e uma comemoração a união do país, que tem como marco a derrubada dos portões do palácio por um tanque de combatentes do Vietnã do Norte. A visita permite conhecer os porões e as salas decoradas do palácio, assim como o terraço que era utilizado como heliponto.

 

Horário de funcionamento: diariamente 07:30 - 11:00 / 13:00 - 16:00.
Valor: 40.000 dongs (cerca de 6 reais)
Pin verde no mapa (abaixo)

 

Sede dos Correios

 

A movimentada Sede dos Correios | Foto: Carolina Caio

 

Ao entrar no prédio histórico, o visitante já se depara, na parede oposta da entrada, com uma foto de Ho Chi Minh, um dos vietnamitas mais conhecidos do mundo por sempre defender o país e ter lutado por sua reunificação. Além da bela arquitetura da construção e decoração, o local é bom para quem procura souvenirs.

 

Horário de funcionamento: diariamente 08:00 - 17:30
Valor: gratuito
Pin laranja no mapa (abaixo)

 

Catedral de Notre Dame

 

Catedrais são sempre inusitadas no Vietnã | Foto: Carolina Caio

 

Localizada em frente à Sede dos Correios, a Catedral destaca-se como um símbolo católico em um país onde a maioria da população considera-se budista ou não tem religião. A Catedral mede mais de 50 metros de altura e sua fachada é composta por tijolos vermelhos.

 

Horário de funcionamento: diariamente 05:30 - 17:00
Valor: gratuito
Pin azul escuro no mapa (abaixo)

 

Museu de Memórias da Guerra

 

Sala dedicada às brutalidades do Agente Laranja | Foto: Iami Gerbase

 

Aberto em 1975, o museu é um dos mais conhecidos do país e abriga memórias de um período sofrido e brutal da história do Vietnã. Nos 3 andares do prédio onde está situado, é possível encontrar diversas histórias, fotos da guerra e de combatentes. Uma das salas é dedicada apenas às atrocidades do Agente Laranja, com fotos reais e chocantes de vítimas deste produto químico, que causou a má formação de pelo menos 500 mil bebês no Vietnã. Na parte exterior, é possível ver tanques de guerra, guilhotinas e réplicas de prisões no modelo “tiger cages”, utilizadas para presos políticos.

 

Horário de funcionamento: diariamente 07:30 - 12:00 / 13:00 - 17:00
Valor: 15.000 dongs (cerca de 2,20 reais)
Pin marrom no mapa (abaixo)

 

Ópera de Saigon

 

A Ópera da Saigon fica ainda mais bela à noite | Foto: Carolina Caio

 

A Ópera de Saigon é uma bela construção construída por volta de 1898. A iluminação noturna torna este prédio histórico ainda mais bonito. Conhecer a parte externa da Ópera é indispensável, no entanto, a visita a Ópera pode ser ainda mais completa, já que o local oferece uma agenda recheada de espetáculos e os ingressos podem ser adquiridos online.

 

Horário de funcionamento: diariamente 12:00 - 24:00
Valor: Os ingressos para o espetáculo mais famoso, o À Ố Show, iniciam em 565.000 dongs (cerca de 80 reais).
Pin azul claro no mapa (abaixo)

 

Mercado Municipal Bến Thành

 

O movimentado mercado Bến Thành | Foto: Carolina Caio

 

O Bến Thành é um mercado fechado e é daqueles onde você pode encontrar absolutamente tudo o que quiser: roupas, acessórios, souvenirs, frutas, carne e muita gente! Com sua localização central, no coração de Ho Chi Minh, o mercado é um ponto de referência na cidade.

 

Horário de funcionamento: diariamente 06:00 - 23:00
Valor: gratuito
Pin roxo claro no mapa (abaixo)

 

Avenida Nguyễn Huệ

 

Uma das extremidades da avenida, com a prefeitura e a estátua de Ho Chi Minh | Foto: Iami Gerbase

 

O extenso canteiro central da Avenida Nguyễn Huệ é excelente para caminhar e conhecer uma área muito agradável do Distrito 1, onde há contraste entre construções modernas e antigas. Em um dos extremos da Avenida está o prédio histórico da Prefeitura de Ho Chi Minh e, ao atravessar a Avenida até a outra extremidade, o visitante se depara com as margens do Rio Saigon.

 

Pin amarelo no mapa (abaixo)

 

Prefeitura de Ho Chi Minh

 

A estátua de Ho Chi Minh em frete à prefeitura é um símbolo da cidade | Foto: Carolina Caio

 

O prédio da prefeitura tem atividades governamentais rotineiras e, por este motivo, o interior não pode ser visitado. No entanto, pelo lado de fora é possível notar que a prefeitura de Saigon é um monumento construído pelos franceses com bela arquitetura colonial.

 

Pin preto no mapa (abaixo)