5 razões para visitar Portugal

Por Viviane Tessaroto

 

Apesar de ter o português como língua oficial, ser o país que colonizou o Brasil e  ter uma população apaixonada por futebol, Portugal não é um destino tão procurado pelos brasileiros para o turismo como outros tantos países da Europa.

 

 

Confesso que Portugal não estava na minha lista, até que fiz uma conexão em Lisboa durante uma viagem para a Inglaterra, em 2013, e o que vi, apenas sobrevoando a cidade por alguns minutos, me fez ter certeza de que aquele seria meu próximo destino. E foi a melhor escolha que eu poderia ter feito.

 

Confira abaixo 5 bons motivos para você incluir uma visita a Portugal em sua próxima viagem à Europa.

 

1. O antigo se mistura com o novo

Azulejos portugueses no Porto | Foto por Alberto Beccaris (CC BY-NC-SA 2.0)

Azulejos portugueses no Porto | Foto por Alberto Beccaris (CC BY-NC-SA 2.0)

 

Uma das experiências mais fascinantes da Europa é poder ver, junto com os trens de alta velocidade e os carros de última geração, os castelos da época medieval, os becos por onde passavam as carruagens e os prédios históricos.

 

E Portugal não é nada diferente. Em uma mesma rua, daquelas bem estreitas e feitas de paralelepípedo, passam os bondes – sim, eles ainda existem por lá e em outras cidades europeias como Bruxelas, Zurique, Berlim, entre outras –, os carros, os ônibus e as pessoas. É algo encantador e único e vale a pena conferir. Para quem vai a Lisboa, uma ótima opção de passeio é o famoso Bonde Elétrico 28, que percorre os bairros históricos da cidade.

 

Os prédios com aqueles famosos azulejos ainda podem ser vistos com força na região central da cidade do Porto e em muitas outras cidades do país. Não dá para resistir a tirar uma fotografia para guardar de recordação.

 

2. Os portugueses são muito acolhedores

Pôr do sol às margens do rio Tejo, em Lisboa | Foto por George Lyra (CC BY-NC 2.0)

Pôr do sol às margens do rio Tejo, em Lisboa | Foto por George Lyra (CC BY-NC 2.0)

 

Quem viaja sozinho sabe que, às vezes, se sentir solitário é comum, mesmo estando nos lugares mais fantásticos do mundo. Mas eu garanto que logo no aeroporto já será possível perceber a calorosa recepção do povo português, principalmente com os turistas brasileiros – não dá para se sentir sozinho por lá! Em cada café, restaurante e atração, você será acolhido e bem recebido. E, claro, quando somos bem tratados em um lugar, por certo voltaremos mais vezes.

 

Saiba mais: Cinco maneiras de admirar do alto a paisagem de Lisboa

 

Apesar do idioma em comum, algumas expressões são bem diferentes na terra de nossos colonizadores. Uma conversa entre brasileiros e portugueses pode gerar alguma confusão ou até uma situação constrangedora. Por exemplo, “bala” em Portugal se chama “rebuçado”, “telefone celular” é “tele móvel”, “banheiro” é “casa de banho” – e essas são apenas algumas das muitas outras diferenças.

 

Ah, e duas dicas para completar: em Portugal, sempre substitua a expressão “fazer um bico” pela expressão “trabalho extra” ou “trabalho temporário”, e cuidado com a marca de café brasileiro “Pilão”, que para nós é bem comum, mas que para eles é motivo de piadas por causa do nome, digamos, obsceno – “pila” significa “pênis” em português de Portugal.

 

3. A culinária é fantástica

O ovo no topo da francesinha é opcional | Foto por David Ramalho (CC BY-NC 2.0)

O ovo no topo da francesinha é opcional | Foto por David Ramalho (CC BY-NC 2.0)

 

Ah, e quando falamos em Portugal é impossível não se lembrar de sua fantástica culinária. Diferente dos brasileiros, eles não costumam ter várias opções de pratos em uma única refeição, mas sim, iniciar suas refeições com os petiscos de entrada (torradinhas com patê de atum, pataniscas, etc) acompanhados de um bom vinho do Porto e, então, o prato principal.

 

Dentre os diversos pratos típicos do país, destaco a francesinha, tradicional da cidade do Porto, uma espécie de sanduíche composto de salsicha, linguiça, carne, queijo, entre outros ingredientes, guarnecido de um molho misterioso (e delicioso) – o segredo da especiaria.

 

4. O clima é agradável durante o ano todo

Praia do Carvoreiro, em Faro | Foto por Merton Wilton (CC BY-NC 2.0)

Praia do Carvoreiro, em Faro | Foto por Merton Wilton (CC BY-NC 2.0)

 

Portugal é também uma ótima opção de viagem para brasileiros devido ao clima mediterrâneo. Quem conhece a Inglaterra ou a Irlanda, por exemplo, percebe a diferença quando chega a Portugal, um dos países de clima mais ameno da Europa. O verão é agradável – a lotação de suas belas praias por turistas de todo o planeta é prova disso – e o inverno costuma ser ventoso e chuvoso, principalmente no final do dia. Se quiser ver neve em Portugal, vá para a Serra da Estrela, uma das poucas regiões onde faz frio a esse ponto.

 

Mas mesmo o habitual inverno pode surpreender; em dezembro de 2015 a população portuguesa e os turistas, que chegaram a Portugal esperando por dias frios e chuvosos, foram presenteados com altas temperaturas e poucos dias de chuva.

 

5. Existe uma conexão eterna entre Brasil e Portugal

Homenagem à imigração brasileira e as relações entre Brasil e Portugal, em Póvoa do Varzim | Foto por Viviane Tessaroto

Homenagem à imigração brasileira e as relações entre Brasil e Portugal, no Monte São Félix, em Póvoa do Varzim | Foto por Viviane Tessaroto

 

Os portugueses se enchem de orgulho quando se lembram de que foram nossos colonizadores. Andando pelo país, podemos perceber que este evento é sempre lembrado de maneira carinhosa e amistosa. Isso deixa nossa relação com Portugal ainda mais próxima e nos faz lembrar nossos tempos de escola, quando a colonização do Brasil era tema das aulas de História. E conhecer tudo isso de perto é realmente uma experiência fantástica e inesquecível.