5 fatos sobre o incrível Hawaii

Waikiki Beach

Waikiki Beach

 

Existem poucos blogs “brazucas” que dão dicas deste paraíso na Terra – conhecido como Hawaii – e, como eu e minha esposa tivemos a felicidade de passar nossas férias de 2010 por aquelas bandas, nada mais justo do que compartilhar um pouquinho das nossas experiências.

 

O Hawaii é divido por seis principais ilhas – na verdade oito, mas duas delas não são para turistas. As acessíveis são: Oahu, Big Island, Maui, Kauai, Molokai e Lanai. Aqui, vai uma introdução geral que vale para todo o arquipélago.

 

1. Quem acredita que o Hawaii representa os Estados Unidos, está redondamente enganado: o 50º estado norte-americano foi (meio que) “roubado” do povo havaiano, que tem enraizado o sentimento de ter perdido as ilhas para os yankees. “Haule”, o famoso termo pejorativo muito usado no surfe – que todos pensam que é dirigido para os surfistas ruins ou para quem é forasteiro – nada mais é do que um jeito que eles, os havaianos, chamam a galera da terra do Tio Sam.

 

2. Existe uma espécie de sentimento conhecido como “feitiço havaiano” que nos é despertado assim que aterrissamos no lugar. É uma mistura de alegria com vontade de chorar… um astral e uma vibe muito bons acontecem conosco durante toda a estadia. O sentimento é verdadeiramente incrível e o lugar, mágico.

 

Waimea Bay

Waimea Bay

 

3. Devido à proximidade com o Japão (mais perto do que os Estados Unidos), tudo ali – cardápios, restaurantes, placas – está em duas línguas: inglês e japonês.  E tem muito turista japonês. Gastando muito.

 

4. O que é indispensável? Alugar carro (é impraticável não ter um carro em mãos pelas ilhas; existem inúmeros passeios e praias que você vai querer conhecer e precisa ter um meio prático para chegar aos locais); câmera fotográfica; kit (máscara, snorkel e nadadeiras); prancha de surfe (se você for surfista dos “bons”); olhar sempre para o céu, onde você sempre verá um lindo arco-íris.

 

5. O que é dispensável? Ficar em hotel caro. No Hawaii, há muita coisa para se fazer… e o lugar que você menos vai ficar é dentro de um hotel. Então, procure um de no máximo três estrelas que já vai ser confortável o suficiente. Você já vai ter gasto muita grana com os voos para chegar até lá.

 

Lahaina Beach em Maui

Lahaina Beach em Maui