5 destinos em Alberta, no Canadá

Por Carolina Caio

 

Preços atualizados em julho/2016 

Quem está planejando uma viagem ao Canadá não pode deixar de conhecer Alberta. Essa província, localizada na região leste do país, ao lado da Columbia Britânica, fala inglês – digo isso porque em algumas regiões do Canadá falam francês. Confira cinco destinos para visitar em Alberta, no Canadá:

 

Edmonton

A capital de Alberta, localizada na região central da província, nas margens do Rio North Saskatchewan, abriga um dos maiores shoppings do mundo, o West Edmonton Mall (WEM), que tem atrações como: o parque aquático World Waterpark, o Galaxyland, um dos maiores parques de diversões em ambiente interno, o Ed´s Rec Room, para quem gosta de jogar boliche, e a Marine Life, onde é possível ter contato com diversos animais marinhos.

 

No WEM também há hotéis, sendo um deles o Fantasylad Hotel, que possui quartos temáticos. Além disso, é possível encontrar, durante um passeio pelo shopping, as ruas temáticas Europa Boulevard e Chinatown. De segunda a sábado, o shopping funciona das 10h às 21h e, aos domingos, das 11h às 18h. É importante se atentar que há horários especiais em feriados nacionais e no mês de dezembro.

 

O Gallagher Park é uma das maiores áreas verdes da cidade, com atividades para todos os membros da família. Durante o inverno, é usado para praticar esqui e, no verão, é onde ocorre o festival de música Edmonton Folk Music Festival. O evento, que teve sua primeira edição em 1980 e hoje é um dos principais festivais populares, ocorre anualmente com artistas de vários lugares do mundo e atrai um grande público.

 

Edmonton Folk Festival | Foto por  Edmonton Economic Development Corporation

Edmonton Folk Festival | Foto por Edmonton Economic Development Corporation

 

O Royal Alberta Museum é um dos principais museus do Canadá, com exposições e atividades, grande variedade de coleções culturais e de história natural de Alberta e do Canadá. O museu abre diariamente das 9h às 17h, e o preço do ingresso para adulto é de $11, mas há vários descontos disponíveis. Atenção: desde o final de 2015 o museu está fechado para visitação; uma nova sede está sendo construída no centro de Edmonton e deve abrir para o público entre o final de 2017 e começo de 2018.

 

Outro lugar que vale a pena conferir é o interessante prédio da prefeitura de Edmonton, ou Edmonton´s City Hall. Esse ponto central da cidade é composto por uma construção em forma de pirâmide feita de cristal, com oito andares e uma grande piscina localizada na praça. No inverno, a praça comporta fogueiras públicas e a piscina se torna uma pista de patinação de gelo. Já no verão, é possível refrescar-se nela.

 

City Hall | Edmonton Economic Development Corporation

Edmonton’s City Hall | Foto por Edmonton Economic Development Corporation

 

Calgary

Calgary é a segunda cidade mais importante de Alberta. O evento mais popular da cidade ocorre durante dez dias no mês de julho e é um dos rodeios mais conhecidos no mundo, o Calgary Stampede. O evento é muito completo e tem diversas atrações, como desfile no dia da abertura, torneios, provas, shows, apresentação de animais, eventos educativos, comida e música.

 

Para quem estiver visitando a cidade durante o verão, vale a pena reservar pelo menos um dia para conhecer esse famoso evento – mesmo que não seja possível usufruir de todas as diversas atrações em apenas um dia de visita. O rodeio também conta com um aplicativo de celular para que os visitantes consigam aproveitar de uma maneira mais organizada.

 

Calgary Tower, a torre panorâmica de Calgary, está localizada no centro e exibe a mais bela vista da cidade e das montanhas. A torre tem 191 metros de altura e uma vista de 360 graus. Além disso, há uma parte do piso que é de vidro, e é possível observar as ruas da cidade abaixo.

 

Na torre, também há o SKY Restaurant, um restaurante rotatório que fica a 155 metros de altura, onde são servidos almoço e jantar. A torre fica aberta todos os dias do ano e, de setembro a junho, o horário de funcionamento é das 9h às 21h, enquanto que, nos meses de julho e agosto, funciona das 9h às 22h, mas é preciso ficar atento para algumas alterações que podem ocorrer. A visita à torre custa $18.

 

Calgary Tower

Calgary Tower | Foto por Carolina Caio

 

O Calgary Zoo é o famoso zoológico da cidade, onde as experiências de conhecer e aprender sobre os animais são mais valorizadas do que simplesmente observá-los.  O zoológico possui uma diversidade de mil animais de todas as partes do mundo. O valor do ingresso varia entre de $23-25, mas também há preços especiais para crianças, idosos e bebês, e os meses de abertura são de março a outubro das 9h às 17h.

 

O zoológico dispõe de uma experiência incrível: Behind The Scenes, na qual o visitante tem a oportunidade de ter um contato mais próximo com alguns animais através de um safári – para essa atração há dias, horários e preços especiais. Breakfast Program é outra atração única, em que os visitantes tomam café da manhã no zoológico e depois aprendem mais sobre pinguins, rinocerontes ou dragões de Komodo. Há diversos outros programas para crianças, adultos e famílias que podem ser encontradas no site do zoológico.

 

Quem visita o Canadá não pode deixar de assistir pelo menos um jogo de hockey, para isso é preciso estar atento a datas e locais. A arena Scotiabank Saddledome é a casa do time de Calgary, o Calgary Flames. Quem visitar a arena pode assistir jogos de hockey entre os meses de outubro e abril, que é a metade do ano mais fria. Nos outros meses, a arena tem uma programação de shows.

 

Lethbridge

É uma bela cidade de porte médio, com aproximadamente 90 mil habitantes, conhecida por suas colinas e pela ponte de ferro que atravessa o Rio Oldman – principais símbolos do município. Durante o verão, um ótimo programa é fazer caminhadas pelas colinas ao redor do rio. Ao visitar Lethbridge, um passeio pelo Parque Henderson não pode ficar de fora do roteiro. Esse local, cheio de atrações, abriga o Jardim Japonês Nikka Yuko, construído em 1967 como símbolo de amizade internacional entre Japão e Canadá. Lá é possível sentir um clima tranquilo e relaxante.

 

Muitos habitantes aproveitam para praticar atividades ao ar livre ao redor do Lago Henderson. O parque, local onde ocorrem diversas celebrações municipais, é também utilizado para andar de bicicleta, caminhar e pescar: há playgrounds, piscinas e campo de golfe.

 

Jardim Japonês Nikka Yuko

Jardim Japonês Nikka Yuko | Foto por Carolina Caio

 

Lethbridge01

Ponte de Lethbridge | Foto por Carolina Caio

 

O Fort Whoop Up é um ponto turístico onde o visitante tem a oportunidade de conhecer o museu, a galeria interna e assistir um documentário, experiência que o levará de volta ao século 17. Quem quiser visitar o Fort no verão, de junho a setembro, o encontrará aberto diariamente das 10h às 17h. De outubro até o final de maio, o funcionamento é de quarta a domingo das 12h às 16h. O preço do ingresso para adulto é de $9, mas há preços especiais para idosos, estudantes, crianças e pacote para famílias. Atualização: de acordo com o site oficial, o lugar não está mais aberto para visitação.

 

Red Deer

Red Deer é uma cidade de porte médio localizada entre Calgary e Edmonton, onde é possível visitar o Alberta Sport Hall of Fame and Museum, um museu de esportes que garante uma experiência interativa destinada para toda a família. A cidade se encontra a apenas 10 minutos do Canyon Ski Resort, uma estação de esqui direcionada a todos os públicos, onde é possível ter aulas particulares ou com grupos. Durante o verão, o local é usado para eventos, como casamentos. A melhor época do ano para conhecer Red Deer é no verão, por ser uma cidade abundante em natureza, possui diversos parques que podem ser visitados:

  • Bower Ponds: destinado a toda a família e um dos mais populares de Red Deer, onde é possível fazer caminhada, corrida, piquenique e alugar canoas. Há um playground para crianças.
  • Great Chief Park: tem espaços para que os visitantes praticarem diversos tipos de esportes como basebol, corrida, futebol e futebol americano. Além disso, nesse parque ocorrem diversos eventos esportivos ao longo do ano.
  • Heritage Ranch: um parque onde os visitantes podem andar a cavalo, fazer piquenique e aproveitar os playgrounds.

 

Bower Ponds em Red Deer | Foto por Paul Howard

Bower Ponds em Red Deer | Foto por Paul Howard

 

Montanhas Canadenses

Um aspecto importante e que atrai diversos turistas para a província de Alberta é que a região abriga as montanhas rochosas, uma famosa cadeia de montanhas que separa as províncias de Alberta e Columbia Britânica. Esse é um destino incrível para quem gosta de fazer atividades ao ar livre, como esportes de inverno, caminhada e bicicleta, e desfrutar de paisagens magníficas com lagos, florestas, montanhas e animais selvagens.

 

Os parques nacionais das montanhas rochosas do Canadá foram declarados patrimônios da humanidade pela Unesco. São eles: o Parque Nacional Jasper e o Parque Nacional Banff, onde se localiza o famoso Lake Louis. Nas margens do lago está o Fairmont Chateau Lake Louis, um luxuoso resort que atrai turistas de toda parte do mundo. Esses parques têm a natureza muito preservada e, além desses famosos, há um menos conhecido, que também possui grande beleza natural: o Waterton, que tem lagos, montanhas e trilhas, e é fronteira entre Canadá e Estados Unidos.

 

::: Saiba mais 

 

Waterton

Waterton | Foto por Carolina Caio

 

Outras atrações

Historicamente, a região de Alberta foi habitada por várias espécies de dinossauros, descobertos a partir dos diversos tipos de ossos encontrados por pesquisadores. Essas descobertas permitiram que fosse construído o fascinante Royal Tyrrell Museum of Paleontology, em Drumheller. O museu é interativo e permite que o visitante aprenda enquanto visita. É possível observar os pesquisadores trabalhando e ver, expostos, os ossos dos dinossauros encontrados.

 

O museu tem os seguintes horários de funcionamento: 15 de maio a 31 de agosto, das 9h às 21h, todos os dias da semana; 1 de setembro a 14 de maio, das 10h às 17h, de terça a domingo. O preço do ingresso de adulto é $18, um dia, e $27 dois dias, no entanto há alguns descontos, para isso vale a pena conferir o site do museu.

 

Royal Tyrrell Museum

Royal Tyrrell Museum | Foto por Carolina Caio

 

Outro ponto turístico interessante da região é o Head Smashed in Buffalo Jump, um museu arqueológico que apresenta de forma dinâmica a história de indígenas na caçada por búfalos, os quais eram levados a um desfiladeiro. Quando caíam, já havia outros membros das tribos esperando o búfalo morto, que servia de alimento, vestuário, instrumentos. O museu apresenta a história da região e da cultura indígena local, e tem os seguintes horários de funcionamento: 15 de maio a 1 de setembro, das 9h às 17h; 2 de setembro a 14 de maio, das 10h às 17h. O preço do ingresso de adulto é de $15 e há descontos para idosos e crianças.